O que é e qual a vantagem do Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é a versão mais recente do WiFi (Wireless Fidelity) e é baseado no padrão IEEE 802.11ax. Ele oferece várias vantagens em relação a tecnologia Wi-Fi 5. A tecnologia vem acompanhada por uma nova convenção de vocabulário, idealizada para permitir que os usuários entendam mais facilmente o tipo de dispositivos que estão adquirindo.

publicidade
(Imagem: PxHere)

Quais são as vantagens do Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é muito mais do que apenas um novo nome e um conjunto de convenções de rótulos. 

Existem muitas melhorias significativas incorporadas na tecnologia que o tornarão muito mais útil para usuários de rede sem fio em todo o mundo. 

publicidade

Maior velocidade de transferência de dados

A cada nova geração de WiFi, a velocidade de transferência de dados oferecidas fica maior e com o Wi-Fi 6 não é exceção. A velocidade teórica dele é de 10 Gbps. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ele conquista essa velocidade combinando as bandas de espectro de 2,4 GHz e 5 GHz e empregando a tecnologia MU-MIMO para transferências de dados de uplink e downlink.

A codificação de dados mais eficiente leva a uma taxa de transferência mais alta. 

publicidade

Os chips mais poderosos usados para codificar e decodificar sinais permitem que mais dados sejam transportados pelas mesmas ondas de rádio. 

Um único dispositivo pode obter uma transferência de dados até 40% mais rápida em relação ao Wi-Fi 5. 

Até mesmo as redes de 2,4 GHz experimentam maiores velocidades ao usar um roteador Wi-Fi 6.

Vida útil da bateria no Wi-Fi 6 é maior

O aumento da duração de vida útil da bateria é outro benefício que os dispositivos que acessam uma rede Wi-Fi 6 desfrutam. 

publicidade

Essa melhoria é benéfica para o usuário médio e pode ser um fator crítico para permitir que dispositivos de baixa energia que compreendem a Internet das Coisas (IoT) façam uso da comunicação Wi-Fi, como geladeiras e máquinas de lavar inteligentes.

A duração da bateria é estendida através de um recurso conhecido como tempo de ativação do alvo (TWT). 

O TWT permite que o ponto de acesso WiFi se comunique com o seu dispositivo e o informe exatamente quando deve ligar o rádio WiFi ou desligar. 

Isso ajuda a economizar energia, pois o dispositivo passa mais tempo no modo de standby do que nas implementações WiFi anteriores.

Desempenho superior em configurações congestionadas

Uma das maneiras pelas quais o desempenho do Wi-Fi pode ser afetado negativamente é quando é usado em áreas lotadas onde há concorrência pelo sinal. 

O Wi-Fi 6 emprega várias novas tecnologias para aumentar a utilidade do WiFi, minimizando os problemas de congestionamento da rede.

Uma maneira de conseguir isso é com uma tecnologia conhecida como Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA), permitindo que um canal sem fio seja dividido em vários subcanais (que podem ser usados para transportar dados para um dispositivo diferente). 

Isso permite que um único ponto de acesso se comunique com mais dispositivos simultaneamente.

Melhorias nos recursos MIMO (Multiple In/Multiple Out) agora permitem que um roteador com várias antenas envie e receba transmissões de dados de vários dispositivos ao mesmo tempo. 

Antess, o Wi-Fi 5 só podia enviar, mas não receber vários sinais ao mesmo tempo – o que leva a um melhor desempenho em situações em que muitos usuários estão tentando acessar a rede ao mesmo tempo.

Essas são algumas das maneiras pelas quais o WiFi 6 alivia os problemas de acesso em ambientes congestionados, como arenas esportivas, parques públicos, shopping ou locais de entretenimento. 

Ele promete tornar a conexão de redes sem fio mais eficiente, sem importar o local que você esteja.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar