Os segredos do Apple Park, o campus bilionário projetado por Steve Jobs

A Apple é conhecida por ter altos padrões quando se trata de design, e não foi diferente com o Apple Park. No local, há um parque, túnel gigante, garagem, café, painéis solares, auditório e, claro, uma loja da Apple, com custo superior a 5 bilhões de dólares. A sede da fabricante possui ainda uma série de segredos, que revelaremos agora.

publicidade
Vista aérea da sede Apple em Cupertino (Imagem: Carles Rabada/Unsplash)
(Imagem: Carles Rabada/Unsplash)

Em junho de 2011, o falecido cofundador da Apple, Steve Jobs, apresentou os planos para o novo campus à Câmara Municipal de Cupertino, lugar onde fica a sede, na Califórnia. Ele morreu poucos meses depois, em 5 de outubro de 2011. Na reunião, ele explicou porque o local e a terra eram tão especiais para ele.

Quando eu tinha 13 anos, Hewlett e Packard eram meus ídolos. Liguei para Bill Hewlett porque ele morava em Palo Alto”, lembrou Jobs. “Conversei com ele e perguntei se ele me daria algumas peças de reposição para algo que eu estava construindo chamado contador de frequência. Ele fez, mas além disso, ele me deu algo muito mais importante: ele me deu um emprego naquele verão.”, finalizou.

publicidade

O “The Ring” (O Anel), aquele edifício circular que tanto entusiasmava Jobs, tem 800.000 metros quadrados e não tem lobby principal. Em vez disso, tem nove entradas diferentes para funcionários e visitantes escolherem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O campus é cercado por duas milhas de trilhas para caminhada e corrida. Há também um pomar, prado e lagoa no interior. A empresa está plantando 9.000 árvores resistentes à seca, de modo que a vista do prédio é de vegetação.

Apple Park
Apple Park (Imagem: Reprodução/Apple)
publicidade

Grande ênfase na saúde

O novo campus abriga uma sala de ioga de dois andares e um centro de fitness e bem-estar de 3.000 metros quadrados que oferece serviços médicos e odontológicos aos funcionários. O CEO da marca, Tim Cook, defendeu que o lugar se preocupa com a qualidade de vida dos trabalhadores.

Acredito muito em que as pessoas permaneçam ativas. É algo que os faz sentir melhor e mais enérgicos. É tudo sobre a fixação no cliente, e os clientes aqui são nosso pessoal, nossos funcionários”, afirmou.

Estacionamentos gigantescos

No total, existem 11.000 vagas para 14.000 trabalhadores em duas garagens gigantes. Como base de comparação, há 318.000 metros quadrados de espaço para escritórios e laboratórios, enquanto as garagens ocuparão 325.000 metros quadrados.

Este pode ser o novo local para todos os lançamentos de gadgets

No campus, existe um auditório de 1.000 lugares que será batizado de Steve Jobs Theatre. É um cilindro de vidro de 6 metros de altura, com 50 metros de diâmetro e tem um teto metálico de fibra de carbono.

publicidade

O local está situado no topo de uma colina, em um dos pontos mais altos da propriedade com vista para os prados e para o edifício principal.

Steve Jobs era conhecido pelos lançamentos de produtos teatrais e, em vez de alugar um espaço para eventos futuros, a empresa prefere usar o espaço que possui em sua casa.

Apple Park
Apple Park (Imagem: Reprodução/Apple)

Projetada com o mesmo cuidado dado aos aparelhos da empresa

Para uma empresa tão focada em estética como a Apple, não surpreende que o designer-chefe da Apple, Jony Ive, supervisionasse a equipe de design do prédio junto com o aclamado arquiteto britânico Norman Foster.

Os mínimos detalhes foram fundamentais para o resultado final, desde a cor dos vidros das janelas, até o melhor ângulo para colocar os vidros para que não fiquem riscos após a chuva foram levados em conta.

Sem falar do teto feito em fibra de carbono, que pesa 80 toneladas e foi desenvolvido em Dubai, sendo cuidadosamente trabalhado, testado e construído para se adaptar ao lugar arredondado.

Refeições cheias de surpresas

As opções de refeições para funcionários e visitantes no novo campus estão sendo supervisionadas por Francesco Longoni, chefe de serviço de alimentação da empresa que é conhecido por buscar sempre por inovações.

Assim, tanto os funcionários, quantos os visitantes do lugar, estão sempre bem servidos e com ótimas opções de alimentação no local.

O café da manhã no novo campus está em um local que possui duas portas de vidro gigantes que pesam 440.000 quilos cada, que abrem e fecham sem fazer qualquer barulho, devido ao maquinário escondido no subsolo.

As portas podem ser abertas durante os meses mais quentes para que os funcionários possam comer do lado de fora.

O campus bateu recordes

O campus vai abrigar uma das maiores instalações de energia solar do planeta. Também é o maior edifício naturalmente ventilado do mundo, o que significa que não precisará ser aquecido ou climatizado durante nove meses do ano.

O Anel é alimentado inteiramente por energia solar que é predominantemente derivada dos 805.000 painéis solares instalados ao redor do campus.

Isso está de acordo com a missão ambientalmente amigável por trás do campus, além do fato de que aparentemente Steve Jobs odiava usar ar condicionado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar