PIX via crédito: Conheça a nova possível modalidade online de pagamentos

O PIX foi tão bem recebido pelos milhares correntistas de diferentes bancos, que o Banco Central resolveu lhe dar novas funcionalidades como o PIX via crédito, facilitando ainda mais a vida do consumidor.

publicidade

Programado para este ano, o PIX Garantido, vai funcionar como cartão de crédito. Por meio dele, o consumidor poderá parcelar as suas compras ou contas sem taxas de juros.

O PIX crédito do Itaú Unibanco consiste em uma etapa do sandbox regulatório que, para quem não sabe, é um ambiente do Banco Central propício para promover ideias inovadoras. Neste caso, a iniciativa será fomentada pela própria Itaucard.

A ação faz com que o Itaú seja o primeiro dos grandes bancos a se mobilizar para oferecer este serviço.

publicidade
PIX via crédito: Conheça a nova possível modalidade online de pagamentos
Imagem: Divulgação/Banco Central

Na prática, a medida se assemelha a uma operação realizada com o cartão de débito. Por outro lado, o PIX crédito faz parte do mais recente produto que integra uma gama de iniciativas que já concorrem diretamente com a indústria de cartões. 

“Quando você gasta no cartão, só paga quando chega a fatura, e o lojista aceita porque a bandeira é uma garantia de que o banco vai pagá-lo. É um caminho tortuoso em que o lojista, o banco e a bandeira recebem pela transação”, afirmou uma fonte de pagamentos direta do projeto do Itaú. 

Leia mais: Como fazer pagamentos no WhatsApp?

publicidade

A promessa do Banco Central é que com o PIX parcelado, o comerciante não precisará mais se preocupar com as taxas de operação. Elas não existirão. Isso pode baratear o preço dos produtos, tornando a empresa competitiva.

Pix Saque e Pix Troco

Em 2021, foi lançado o PIX Saque, modalidade em que o usuário pode realizar saques em qualquer local que ofereça o serviço, como comércios e caixas eletrônicos e terminais compartilhados como da própria instituição financeira.

No começo de 2022 foi lançado o PIX Troco. Nesta modalidade, o usuário faz uma transferência via PIX com valor correspondente à soma da compra e do saque e ele receberá a diferença como troco em dinheiro. No extrato será especificado o valor referente à compra e o valor sacado como troco.

“Essas duas novidades podem fazer com que haja uma redução de caixas eletrônicos na cidade, uma vez que o saque de dinheiro pode ser feito em qualquer comércio. Também vamos ter uma concorrência maior entre os métodos de pagamento, tanto em preço quanto em oferta de serviço”, avaliou Alex Peguim, COO da Speedy.io, fintech de serviços financeiros voltada para em micro, pequenos e médios empreendedores.

publicidade

Funcionalidades do PIX previstas para 2022

  • Pix Offline: Esta modalidade ainda está sendo avaliada e sendo testada com três tecnologias;
  • Pix Aproximação: com esta modalidade será possível efetuar pagamento aproximando o celular da máquina de cartão, entre outras coisas;
  • Débito automático: contas poderão ser colocadas para serem pagas automaticamente através da ferramenta.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar