Por que Pixel, celular feito pelo Google não é vendido no Brasil?

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O Google Pixel é o celular da Google, muito elogiado lá fora, mas que não tem qualquer previsão de chegar ao Brasil. Mas afinal, por que não quiseram trazê-lo para cá? A gente te conta neste artigo!

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Foto: Divulgação / Google

Por que Google Pixel não é vendido no Brasil?

O Google Pixel é um smartphone que sempre chamou a atenção dos entusiastas de tecnologia, mas você já se perguntou por que Pixel, celular feito pelo Google não é vendido no Brasil?

A resposta envolve uma série de fatores que passam por questões regulatórias, custo de importação, e até estratégias de mercado da própria empresa. Entenda a seguir os principais motivos que impedem esse dispositivo de ser vendido oficialmente no país.

Questões regulamentares e burocráticas

Uma das principais barreiras para o Google Pixel no Brasil é a burocracia envolvida na homologação do produto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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Todo dispositivo que opera em redes móveis precisa passar por esse processo para ser vendido oficialmente no país. Isso demanda tempo e investimento. Para o Google, a complexidade e o custo dessa etapa parecem não compensar os ganhos no mercado brasileiro, que já é competitivo e dominado por outras marcas consolidadas.

Custo de importação e taxas elevadas

Foto: Divulgação / Google

Outro fator que explica por que Pixel, celular feito pelo Google não é vendido no Brasil são os altos custos de importação e as elevadas taxas de impostos.

Esses encargos acabam tornando o preço final do produto muito mais caro para o consumidor brasileiro. No Brasil, o custo de um Pixel importado é significativamente maior do que nos Estados Unidos, por exemplo, o que inviabiliza a competitividade do produto. Para uma empresa que já possui margens reduzidas, lançar o Pixel por aqui pode representar um grande risco financeiro.

Estratégia de mercado do Google

Foto: Divulgação / Google

O Google também possui uma estratégia de mercado muito específica com o Pixel, que é visto como um “showcase” das inovações em software da empresa, especialmente no que diz respeito ao Android puro e aos recursos de inteligência artificial.

Essa estratégia é mais voltada para mercados onde a empresa acredita que pode obter maior controle e reconhecimento da marca. Infelizmente, o Brasil não está no topo das prioridades para esse tipo de lançamento, e o Google parece preferir focar nos mercados norte-americano e europeu.

Concorrência forte no Brasil

Foto: Divulgação / Google / Canva

O mercado brasileiro é dominado por marcas como Samsung, Motorola e Apple, que já têm grande penetração e oferecem uma vasta gama de dispositivos para todos os públicos.

Isso também explica por que Pixel, celular feito pelo Google não é vendido no Brasil. Para competir nesse cenário, o Google teria que investir pesado em marketing e infraestrutura, o que pode não ser uma prioridade para a empresa no momento.

Com isso, fica mais fácil para a companhia manter sua operação focada em países onde já há uma base de consumidores consolidada.


Opções de compra para os fãs de Google Pixel

Foto: Divulgação / Google

Apesar de não ser vendido oficialmente no Brasil, há maneiras de adquirir um Google Pixel, como por meio da importação direta ou de revendedores especializados.

No entanto, essas opções geralmente envolvem um preço elevado e a ausência de garantia oficial no país. Por isso, muitos consumidores que desejam ter um Pixel acabam enfrentando os desafios de importá-lo e lidar com possíveis problemas técnicos sem o suporte do Google por aqui.


Há chance do Pixel chegar ao Brasil?

Até o momento, não há sinais de que o Google tenha planos concretos para trazer o Pixel ao mercado brasileiro. Contudo, o cenário pode mudar à medida que a empresa avalie melhor o potencial de crescimento no Brasil e se interesse em expandir a presença do seu ecossistema. Enquanto isso, o Pixel continua a ser um sonho distante para muitos entusiastas da tecnologia no país.

Para muitos, ainda resta a opção de importar o dispositivo, mas essa alternativa envolve um custo elevado e a ausência de garantia. E aí, ficou curioso sobre outras novidades do mundo da tecnologia? Continue acompanhando a Bit Magazine e confira outros conteúdos exclusivos com dicas, reviews e lançamentos!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.