Por que a Google acabou com o YouTube Go?

O Google acabou de anunciar em seus canais oficiais que descontinuará os serviços do YouTube Go, uma opção desenvolvida pela empresa voltada para telefones acessíveis lançada em 2016. Mas, por que será que o Google acabou com essa ferramenta?

publicidade
Google acabou com o YouTube
YouTube GO será descontinuado (Imagem: YouTube)

O YouTube Go foi uma alternativa ao aplicativo do próprio site de compartilhamento de vídeos, lançada pensando em pessoas que possuem hardware limitado. A ideologia por trás da chamada “versão lite” do aplicativo vem com série de recursos faltando, se comparado a versão normal – alguns deles bem importantes, o que fazia dele um alvo de crítica.

Google acabou com o YouTube Go

A partir do encerramento, pessoas que ainda utilizarem a versão “lite” do aplicativo móvel do YouTube terão apenas duas opções para acessar o conteúdo da plataforma: utilizar o aplicativo padrão do serviço ou acessar o conteúdo diretamente da versão web.

publicidade

Um dos motivos principais para o descontinuação do YouTube Go, segundo a empresa, foi o constante bombardeamento de críticas. O aplicativo tinha um propósito bem simples: permitir acesso à plataforma consumindo o mínimo de recursos possíveis. Mas isso veio com um preço que não agradou uma parte considerável dos usuários (e nem a própria empresa).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coisas como modo escuro e opção de comentar em vídeos foram apenas algumas das funcionalidades que a empresa resolveu deixar de mão para criar um aplicativo mais leve. Contudo, isso feriu consideravelmente a experiência dos usuários no aplicativo.

Quando foi lançado, o YouTube Go deixou de lado uma série de recursos: o app não tem modo escuro e não permite comentar ou postar conteúdo. Isso acaba deixando essa versão muito mais “capada” que a padrão, algo que começou a incomodar os usuários e até mesmo o Google”, disse a empresa.

publicidade

Hoje, o Google diz que a versão normal do YouTube para aparelhos já é tão bem otimizada que a existência de um aplicativo mais leve não faz sentido. Segundo ela, o aplicativo já gasta muito pouco dados e proporciona uma performance razoável em aparelhos menos parrudos, enquanto entrega a experiência completa da plataforma.

Transição para nova ferramenta

A empresa deve começar em breve a convidar os usuários do YouTube Go a migrar para o aplicativo normal, dando foco para as vantagens que eles terão ao fazer a transição. 

Uma das coisas que a empresa afirma é que o mercado de smartphones evoluiu consideravelmente e até os aparelhos mais básicos lançados nos últimos anos têm força o suficiente para rodar o aplicativo normal do YouTube sem maiores esforços.

Mesmo assim, vários usuários devem ficar tristes ao saber que não será mais tão fácil baixar vídeos da plataforma, já que esse era um recurso adicional do YouTube Go.

publicidade

E você? Também usava o YouTube Go? Comenta aí como você vai fazer o download dos seus vídeos agora!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar