Por que o TikTok é tão perigoso quanto as drogas?

O TikTok se popularizou drasticamente em um curto intervalo de tempo. Hoje, o aplicativo já conta com mais de um bilhão de usuários mensalmente desde 2016. 

publicidade
TikTok pode causar dependência assim como drogas, revelam cientistas
TikTok pode causar dependência assim como drogas, revelam cientistas. (Imagem: Pixabay)

Mas, apesar de tamanha abrangência, o aplicativo não é as “mil maravilhas” como parece em todos os âmbitos. Isso porque um estudo recente pontuou a gravidade da rede social de vídeos curtos, apontando a possibilidade dele causar dependência dos usuários da mesma forma como as drogas.

O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de Trinidad e Tobago, que analisaram 173 usuários da plataforma para observar os sinais definitivos de vício no aplicativo. Desta forma, foi possível observar que as mulheres solitárias são mais propensas a tal dependência. 

publicidade

“Embora a maioria dos usuários pareça usar o TikTok de maneira não problemática, o estudo demonstra que o risco de uso excessivo e possível uso problemático existe e está associado a comportamentos mal-adaptativos que podem impactar negativamente a vida cotidiana dos pacientes”, afirmaram os pesquisadores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Impactos psicológicos do TikTok

Apesar de pesquisas passadas terem analisado os impactos psicológicos de outros aplicativos, como o Facebook, no que compete ao TikTok os dados eram escassos. Porém, no estudo atual, a equipe se empenhou na investigação de medidas de dependência. Para isso, foram analisados os dados de 354 estudantes universitários, incluindo 173 usuários do TikTok e 313 do Facebook.

A resposta massiva dos alunos no questionário ao analisar seis critérios principais, a manutenção de pensamentos obsessivos a respeito do aplicativo; sentir vontade de usar o aplicativo; usar o TikTok para esquecer problemas pessoais; tentar reduzir o uso do aplicativo sem sucesso; ficar chateado ou inquieto quando proibido de usar o TikTok e usar o aplicativo excessivamente são fatores que podem impactar negativamente na escola ou trabalho. 

Resultados da dependência

Os resultados apontaram que 6,4% dos usuários do TikTok correm o risco de se viciar no aplicativo. Esses usuários apresentaram uma tendência maior à solidão e extroversão. Enquanto isso, as mulheres também se mostraram mais propensas ao risco em relação aos homens. 

publicidade

De acordo com Troy Smith, líder do estudo, apesar de a maioria dos usuários não parecer usar o TikTok de modo problemática, o estudo evidencia o uso excessivo combinado à possibilidade de uso problemático e comportamentos semelhantes a vícios. O resultado é a capacidade diária de afetar negativamente a vida diária dos doentes. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar