Prefeitura do Rio anuncia que entrará no mercado de Bitcoin; como isso afeta as pessoas?

Durante evento prefeito anuncia que O Rio comprará Bitcoin, cerca de 1% do Tesouro, além de criar a própria criptomoeda, o Crypto Rio.

publicidade
O Rio comprará Bitcoin
Imagem: CNN Brasil

Durante a abertura da Rio Innovation Week na quinta-feira (dia 13), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou que a prefeitura da cidade pretende investir o equivalente a 1% do Tesouro em criptomoedas, provavelmente Biticoin, além de lançar o Crypto Rio.

A cidade deverá ser a primeira cidade brasileira a comprar Bitcoin como reserva de valor.

publicidade

O evento contou também com a presença de Francis Suarez, prefeito de Miami, que tornou seu município um dos primeiros a fazer o movimento no país, fazendo de Miami a primeira cidade dos Estados Unidos a ter uma criptomoeda própria, a MiamiCoin.

Em outubro do ano passado, Suarez, que também recebe salário em Bitcoin (BTC), anunciou que o projeto já havia captado US$ 7,1 milhões em investimentos.

Leia mais: Maiores apostas de Criptomoedas para 2022

E já nesta sexta-feira (dia 14) o decreto para criar um grupo de trabalho que deverá propor ações direcionadas ao desenvolvimento do mercado de criptomoedas para impulsionar a economia do Rio nesse universo.

publicidade

O grupo será coordenado pela parceria feita entre a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação e estudará maneiras de estimular o uso das moedas através de descontos, como no pagamento do IPTU, por exemplo.

A decisão de que O Rio comprará Bitcoin posiciona a cidade a frente de grandes metrópoles do mundo todo fazendo do Brasil um país a ser observado em inovações e adoção de criptomoedas.

Em relação aos 1% que serão comprados pelo Rio, ainda não se sabe ao certo quanto será esse valor em Real e nem quantas moedas a prefeitura será capaz de comprar no mercado.

Sobre os incentivos fiscais, os secretários Pedro Paulo, da Fazenda, e Chicão Bulhões, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, falaram ao jornal O Globo:

publicidade

Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin.

Disse Paulo

Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso.

Fontes: InfoMoney, Yahoo Esportes

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar