Primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb são incríveis

Cecilia Parente

16 de fevereiro de 2022

O Telescópio Espacial James Webb está prestes a completar a primeira fase de um processo de meses, que é alinhar o espelho principal do observatório usando a câmera de infravermelho (NIRCam). 

publicidade

A equipe tinha dois desafios iniciais: confirmar que o NIRCam estava pronto para capturar a luz de objetos celestes e, em seguida, identificar a luz estelar proveniente da mesma estrela em cada um dos 18 segmentos do espelho primário.

Primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb são incríveis

Imagem: Divulgação/ESA

O aparelho enviou um mosaico de imagens de 18 pontos de luz estelar dispostos aleatoriamente. O que aparece como um simples borrão de luz formará a base para alinhar e focar o telescópio fornecer visões nunca antes vistas do univeso.

Ao longo do próximo mês, a equipe do telescópio ajustará gradualmente os segmentos do espelho até que todas as 18 imagens se tornem uma única estrela.

publicidade

Leia mais: Telescópio James Webb entra em operação e irá olhar para o passado do universo; Quer saber como isso vai funcionar?

Coleta de imagens do James Webb

Durante o processo de coleta de imagens que começou em 2 de fevereiro, o Webb foi redirecionado para 156 posições diferentes ao redor da localização prevista da estrela e gerou 1.560 imagens usando os 10 detectores do NIRCam, o equivalente a 54 gigabytes de dados brutos.

Primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb são incríveis

Imagem: Divulgação/NASA e ESA

Primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb são incríveis

Este mosaico de imagens foi criado apontando o telescópio para HD 84406, uma estrela brilhante e isolada na constelação da Ursa Maior. Essa estrela foi escolhida especificamente porque é facilmente identificável e não possui estrelas próximas de brilho semelhante, o que ajuda a reduzir a interferência de fundo. Cada ponto dentro do mosaico é rotulado com o segmento de espelho primário que o capturou. Esses resultados iniciais correspondem às expectativas e simulações. (Imagem: NASA)

Todo o processo levou quase 25 horas. Mais tarde, essas imagens foram reunidas para produzir um único grande mosaico. As imagens mostradas aqui são apenas o centro desse mosaico maior, uma imagem enorme com mais de 2 bilhões de pixels. “Esta busca inicial cobriu uma área do tamanho da Lua cheia – os pontos do segmento podem ter sido espalhados no espaço”, disse Marshall Perrin, vice-cientista do Telescópio Webb e astrônomo do Space Telescope Science Institute.

Leia também: Telescópio Hubble flagra explosão cósmica fora do normal

O que é o NIRCam?

O NIRCam é o sensor de frente de onda do observatório e o principal gerador de imagens. Ele foi selecionado para uso nos estágios iniciais do alinhamento Webb devido ao seu amplo campo de visão e sua capacidade única de operar em temperaturas mais altas do que outros instrumentos. Também é embalado com componentes projetados especificamente para auxiliar neste processo.

Ele será usado durante quase todo o processo de alinhamento dos espelhos do telescópio. No entanto, é importante observar que o NIRCam está operando bem acima de sua temperatura ideal.

Em breve, as imagens do Webb ficarão mais claras, detalhadas e complexas à medida que os outros três instrumentos atingirem a temperatura criogênica definida para sua operação e começarem a coletar dados.

Leia também: Diferenças entre o telescópio Hubble e James Webb

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.