Quer mudar de ares? Então conheça estas alternativas ao Instagram para os amantes de fotos

Hugo Cruz

24 de agosto de 2022

O Instagram já foi a rede social mais amada por pessoas que amam tirar e compartilhar fotos, mas as mudanças recentes no aplicativo mudaram isso de uma forma brutal. Neste artigo, você verá as melhores alternativas ao Instagram para quem não quer entrar na febre dos vídeos.

publicidade
melhores alternativas ao Instagram

Melhores alternativas ao Instagram para quem ama tirar e compartilhar fotos! (Imagem: Gabrielle Henderson on Unsplash)

Melhores alternativas ao Instagram

Após o mundo ser tomado pelo formato de vídeos curtos do TikTok, várias empresas se viram forçadas a mudar a maneira como faziam as coisas.

Mas nesse processo, algumas redes sociais, como o Instagram, acabaram perdendo muito do que fazia delas únicas para seus usuários.

A rede social da Meta, já foi um espaço altamente apreciado por artistas que viam nela o lugar perfeito para compartilhar seus trabalhos e criar suas comunidades.

publicidade

Gradualmente a ferramenta mudou seu foco para o mercado de vídeos, passando até a “penalizar” criadores que não adaptavam o conteúdo nesse formato, diminuindo seu alcance.

A boa notícia é que ainda existem várias plataformas por aí onde você pode continuar compartilhando suas imagens sem se sentir pressionado pela empresa a estruturar seu conteúdo. Confira algumas delas abaixo!

1. Flickr (Android / iOS)

Se você precisa de um lugar para expor suas fotos, o Flickr pode ser a opção certa para você. O aplicativo tem anos no mercado, fazendo dele uma opção sólida para criadores. 

Além disso, ele foca em imagens e vídeos de alta resolução enquanto tem ferramentas para organizar a sua coleção da maneira que você quiser.

Ao assinar a versão Pro, você ganha a habilidade de ter mais de 1000 imagens compartilhadas (armazenamento ilimitado) e outros benefícios.

2. Twitter (Android / iOS)

Se você conhece o Twitter, você já deve saber que ele não é uma plataforma voltada para compartilhamento de imagens. Mesmo assim, nele você terá acesso a recursos que vão te permitir crescer sua base de seguidores e interagir com ela facilmente.

O Twitter pode ser um dos melhores lugares para profissionais que querem engajar com o público.

3. GuruShots (Android / iOS)

Que tal um aplicativo feito literalmente para fotógrafos (hobistas, amadores e profissionais)?

Se você só quer participar de uma rede social para compartilhar suas imagens e receber o feedback da comunidade, o GuruShots foi feito para você.

Aqui você pode participar de desafios e interagir com os outros usuários enquanto aperfeiçoa as suas habilidades.

4. Vero True Social (Android / iOS / Desktop)

Vero é uma rede social para compartilhamento de imagens e vídeos que já tem vários anos de mercado, mas vem ganhando força recentemente por ser uma das melhores alternativas ao Instagram.

A rede social está investindo pesado em sua campanha de marketing, mas esse não é o único motivo para o seu sucesso.

Ela permite que os usuários tenham total controle sobre o seu feed e ainda tem uma das interfaces mais bonitas e agradáveis que eu já vi.

Ah, eu esqueci de mencionar que o feed aqui é cronológico e não conta com algoritmos como os do Instagram ou Facebook.

5. Retrica (Android, iOS)

E se você só sentiu saudades de como o Instagram era antes? Nesse caso você pode optar pelo Retrica. O Aplicativo é basicamente uma cópia do app da Meta nos seus anos iniciais. 

Ele é voltado para o compartilhamento de fotos e você tem apenas opções básicas de edição assim como era no Instagram. Embora o app seja gratuito, vários dos filtros e efeitos requerem uma assinatura.

O que achou dessas alternativas ao Instagram? Comenta aí quais delas você já testou ou vai testar!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.