Sem paz! Novo alerta de ataque hacker aos usuários do Facebook, entenda e proteja-se

Pesquisadores do ciberespaço identificaram uma campanha de phishing e começaram a alertar usuários do Facebook de todo o mundo sobre a possibilidade de sofrerem um ataque hacker a qualquer instante. A campanha atingiu um nível extremo, fisgando cinco milhões de contas registradas em vários países diferentes. 

publicidade
Usuários do Facebook são alertados sobre ataque hacker
Usuários do Facebook são alertados sobre ataque hacker. (Imagem: Unsplash)

O risco de ser “fisgado” como peixe

Conforme divulgado pelo The Sun, o ataque hacker no Facebook tem o propósito de roubar as informações de login dos usuários da rede social. É importante se lembrar que a plataforma possui campos com registros financeiros dos usuários, como os dados do cartão de crédito, tornando a ação ainda mais perigosa. 

Caso os cibercriminosos tenham acesso aos dados financeiros, será ainda mais fácil aplicar golpes e roubar quantias de dinheiro significativas.

publicidade

Normalmente, este tipo de ataque hacker no Facebook visa obter informações pessoais detalhadas da vítima, para então aplicar golpes através de ligações telefônicas ou aplicativos de mensagens. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O mais comum é se passar pela vítima e entrar em contato com os respectivos amigos e familiares no intuito de conseguir extorqui-los com qualquer quantia em dinheiro.

Durante a aplicação do golpe, usam desculpas de necessidades financeiras para pagar uma conta. Pedem que se faça um Pix (no Brasil)  com o valor “x” com a promessa de devolver o valor quanto antes e assim fazem novas vítimas. 

publicidade

Apesar deste ser o exemplo mais comum de golpes através do Facebook, os mais variados tipos de ataque continuam se espalhando com uma velocidade assustadora pela plataforma entre dispositivos móveis. 

Nesta semana, Nick Ascoli, vice-presidente de pesquisa de ameaças PIXM, evidenciou a extensão do navegador anti-phishing por um vídeo gravado para o site HelpNetSecurity, explicando como funciona a campanha fraudulenta. 

Especialista explica novo golpe no Facebook 

Na oportunidade, o especialista conseguiu identificar vários sites duvidosos que se passavam por páginas de login do Facebook. Cada um deles já teve milhões de visitas para induzir pessoas a inserirem os dados de login da plataforma original. 

Estes links são compartilhados em massa e de forma desonesta pelo Messenger. Nick reforça que, quando o inimigo compromete a conta de um usuário do Facebook, ele faz um login automático nesta conta. 

publicidade

A partir daí, eles “distribuem novos links de phishing para todos os amigos desse usuário”, acrescentou.

Os hackers descobriram com facilidade um modo ágil de inserir o nome do alvo no link, tornando-o mais crível possível. Segundo o especialista, os adversários coletam as credenciais para depois vendê-las aos verdadeiros bandidos na dark web.

Conforme mencionado acima, logins roubados do Facebook podem ser a porta de entrada para contas lucrativas com informações bancárias, tendo em vista que alguns usuários da plataforma adotaram o hábito de realizar logins em sites como lojas através da plataforma.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar