Siga essas boas práticas para escolher a chave PIX mais FÁCIL E PRÁTICA (dúvidas respondidas)

Mariana Souza

6 de setembro de 2022

O Pix foi uma grande inovação promovida pelo Banco Central para facilitar as transações bancárias dos brasileiros, mas você sabe quais chaves mais práticas e seguras? Confira!

publicidade
Pix Banco Central

(Imagem: Banco Central/Divulgação)

Confira as chaves Pix mais práticas para você

O Pix foi sim uma grande novidade nos últimos anos e deu mais facilidade para transações bancárias. São quatro chaves Pix possíveis de serem cadastradas:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número do celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Além destas quatro opções, o cliente ainda pode optar por usar um QR Code vinculado à conta. Apenas apontando a câmera para o QR Code já é possível fazer uma transferência – caso esteja cadastrado.

publicidade

Com o Pix, além da praticidade, há também mais controle das suas transações e mais seguridade.

Mas qual chave Pix escolher?

Isso vai de cada necessidade. Por exemplo, se for algo mais formal como o recebimento de salário, opte por cadastrar o seu CPF ou CNPJ.

Cadastrando o CPF, isso garante que o titular da conta seja o mesmo titular do documento informado – esta chave só pode ser cadastrada com a própria titularidade.

E mesmo que o CNPJ e o CPF deem, sim, tom mais formal, a empresa que está pagando não pode exigir que você use este tipo de chave ou qualquer outro tipo específico, a escolha é sua.

Ou seja, quem recebe o dinheiro que decide por qual chave quer receber – e-mail, aleatória, número de celular ou CPF/CNPJ.

A desvantagem de cadastrar o e-mail é que, quando você faz uma transação por Pix, seu nome completo e parte do seu CPF aparecem no comprovante.

Já a chave pelo celular é prática para quem já tem o contato cadastrado e para garantir que o titular da conta é o mesmo do número, a instituição envia um SMS de confirmação.

A chave aleatória é para garantir mais privacidade ao cliente, pois é gerada diretamente no aplicativo da instituição, oferecendo segurança.

E qual a mais segura? O Banco Central afirma que o CPF é a mais segura por se tratar de um documento intransferível e não mutável – diferente do e-mail e do número do celular, por exemplo.

Lista de confiança

Mesmo assim, em bancos como o Nubank, é possível formular uma Lista de Confiança, em que o cliente pode fazer transferências diretas fora do horário estipulado pelo BC para o limite de R$ 1 mil no pix (entre 20h e 6h).

Além disso, cada instituição pode ter a sua própria regra sobre valores da transação e quantidade destas transações por dia – seguindo, claro, as recomendações do Banco Central.

E aí? Já sabe qual chave Pix irá cadastrar?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza