Sony faz redesenho completo do PS5; console agora tem novos atributos físicos

Hugo Cruz

9 de setembro de 2022

Assim como quem não quer nada, a Sony começou a soltar uma nova versão do seu console de última geração na Austrália. Agora, com um redesenho completo na parte interna, o novo PS5 não só é mais leve como ainda consome menos energia.

publicidade
Sony faz redesenho completo do PS5; O console agora consome menos energia

Sony faz redesenho completo do PS5; O console agora consome menos energia – Imagem: Charles Sims on Unsplash

Sony faz redesenho completo no PS5, mas só por dentro

A novidade foi publicada pelo YouTuber Austin Evans, no seu canal na plataforma do Google. O criador de conteúdo e reviewer começa o vídeo falando sobre a diferença no peso entre as unidades antigas do PlayStation 5 e as novas.

Evans abre o console para mostrar as partes internas e o resultado é surpreendente. Já de cara, a empresa passou a usar uma placa-mãe menor (cerca de 5cm) no PS5, mas as mudanças não param por aí.

publicidade

Além da placa mãe, o console conta com um novo arranjo de resfriamento e até o compartimento do SSD está diferente.

Embora a parte interna tenha sido completamente redesenhada, não foi possível encontrar nenhuma mudança externa notável.

Já na parte da frente, o dissipador de calor responsável pelos componentes mais quentes do console é bem menor. Provavelmente o maior fator para a redução do peso (cerca de 200 gramas a menos).

Mais do que só peso

Com o lançamento desse PS5 na Austrália já temos três modelos disponíveis do console no mercado: a versão 1000 (lançamento), a 1100 (a revisão de 2021) e esta versão, a 1200.

Segundo o YouTuber, as mudanças parecem ter sido feitas tendo em mente a dissipação de calor. Ele fala isso enquanto mostra o SSD, que antes tinha uma placa de circuito, mas agora tem um metal exposto.

E para os que ficaram preocupados com o tamanho do dissipador de calor dianteiro, nos testes feitos pelo YouTuber, o console está dissipando o calor de uma maneira bem mais eficiente.

Um dos motivos para isso deve ser o consumo energético do PS5, que nos testes cai 20 a 30 watts, se comparado às suas versões antigas, resultando em menos produção de calor.

Menos peso, mais barato?

Evans fez até uma postagem no Twitter, onde comentou que a empresa havia diminuído tudo do console.

TL;DW – O modelo PS5 1200 é mais de 1 libra mais leve que o modelo de lançamento, consome 20-30W menos e oferece aproximadamente a mesma saída de ruído/calor.

A Sony encolheu quase tudo, incluindo a placa-mãe e a embalagem interna para torná-la mais leve e quase certamente mais barata (para eles)

Agora resta saber se essa diminuição no custo de produção, se é que houve alguma, será repassada para os clientes quando chegar por aqui.

Vale lembrar que, recentemente, a Sony aumentou os preços dos consoles em diversas regiões, incluindo Europa, Japão e Canadá.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.