Sua conta de luz deve ficar 20% mais barata após essa decisão

O presidente da república, Jair Bolsonaro, anunciou no Twitter o fim da taxa adicional de imposto sobre a conta de energia chamada de bandeira. O fim da bandeira na conta de luz fará com que a energia elétrica no Brasil fique mais barata.

publicidade
bandeira na conta de luz
Governo retira taxa extra da conta de energia elétrica (Imagem: RENE RAUSCHENBERGER from Pixabay)

O governo estipula que haja uma redução de 20% no valor final das contas após o fim da taxa extra, algo que certamente deveria ajudar os brasileiros nesse período de instabilidade financeira.

Governo Bolsonaro retira a bandeira na conta de luz

A bandeira escassez hídrica, como é chamada, foi uma medida do governo no ano passado para evitar problemas de fornecimento na energia, com prazo para ser encerrada em 30 de abril, a taxa deveria adicionar R$14,20 para cada 100 kWh gastos mensalmente.

publicidade

Mas agora, em um cenário um pouco diferente, com os reservatórios cheios, o governo decidiu não prorrogar a aplicação da taxa e ainda tirá-la antecipadamente.

Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, escreveu o presidente no Twitter.

Desde o último mês, o candidato à reeleição já dava indícios da mudança da tarifa, referindo-se a ela como algo que tirava o dinheiro do consumidor.

Repercussões da medida

Gustavo Carvalho, especialista da Preços e Estudos de Mercado da consultoria Thymos Energia, diz que a bandeira já não era necessária há alguns meses, mas que medidas do próprio governo a mantiveram.

publicidade

O propósito das bandeiras tarifárias é sinalizar o custo do despacho térmico. Como o custo agora é menor, não faz sentido manter uma bandeira”, afirma. Ele, comentando sobre  o período positivo de chuvas que tivemos nos últimos tempos.

Alex Agostini, um especialista no assunto, diz que reduções na conta de luz têm impactos positivos na inflação, mas não suficiente para mudar a tendência inflatória observada nos últimos meses, citando até o dólar como um fator que poderia afetar negativamente nesse cenário, mesmo o dólar estando em queda.

Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado“, diz o Ministério de Minas e Energia, em nota.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar