Telefones do futuro: Google vai trazer conexão via satélite no Android 14

Hugo Cruz

5 de setembro de 2022

O Android 13 mal foi lançado e o Google, desenvolvedor do sistema operacional (OS), já está demonstrando planos ambiciosos para o seu sucessor. Segundo comentários de um dos representantes da empresa, smartphones com Android 14 poderão ter conexão via satélite.

publicidade
Telefones do futuro: Google vai trazer conexão via satélite no Android 14

Telefones do futuro: Google vai trazer conexão via satélite no Android 14 – Imagem: Sten Ritterfeld on Unsplash

Novo modelo de conectividade para smartphones

Recentemente, recebemos a notícia bombástica de que a SpaceX está trabalhando em uma parceria com a T-Mobile para trazer os serviços de telefonia da provedora para os satélites de Elon Musk.

Esse serviço ainda deve demorar um bom tempo até que seja implementado, especialistas esperam que isso só aconteça no segundo semestre do próximo ano, mas uma vez pronto deve servir de esperança para diversas pessoas.

Ao utilizar os satélites da Starlink, a T-Mobile conseguirá ir além das barreiras impostas pelas torres de sinais nas cidades e alcançar pessoas até em regiões remotas, onde o sinal geralmente não chega. Basicamente, é a mesma proposta da Starlink com sua internet.

publicidade

Google vai trazer conexão via satélite no Android 14

Entrando na onda, Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de plataformas e ecossistemas do Google, fez uma postagem em seu Twitter onde contempla os avanços que a indústria mobile fez nos últimos anos.

No final, ele deu um spoiler digno de ficção científica, comentando estar trabalhando em algum tipo de interação entre smartphones e satélites.

É curioso pensar em experiências de usuário para telefones que podem se conectar a satélites. Quando lançamos o G1 em 2008, era difícil fazer 3G funcionar com o Wifi. Agora estamos projetando para satélites. Legal! Animado para apoiar nossos parceiros na ativação de tudo isso na próxima versão do Android!

O que a conexão com satélites pode trazer para a mesa?

Aparentemente, esse tweet está se referindo às novas funcionalidades que a empresa tenta implementar, pensando no futuro, onde os smartphones poderão ficar realmente conectados o tempo todo. Já de cara, a possibilidade traz vários benefícios para os usuários, hipoteticamente falando.

Alguns deles seriam: conectividade 24/7 independente do local; extensão de serviços comuns como GPS, que consequentemente ficarão mais precisos; mas opções para os usuários que não ficarão mais presos a determinadas operadoras por questões de disponibilidade.

Toda essa ampliação ainda deve criar um monte de oportunidades, como mapeamento e exploração de áreas de difícil acesso e remotas, agilizando o campo de pesquisa e desenvolvimento.

É importante ter em mente que para tudo isso funcionar, os smartphones e outros dispositivos trabalham com o Android devem primeiro ter um hardware que ofereça suporte para a tecnologia, e que o Google só está trabalhando na parte de desenvolvimento de software.

O Android 14 só deve começar a ser testado a partir do próximo ano, então qualquer novidade a respeito dessa tal conexão via satélite deve aparecer nesse período. Provavelmente, antes mesmo da parceria da Starlink e T-Mobile renderem algo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.