TikTok decide controlar acesso aos seus conteúdos de forma surpreendente, mas necessária

Desde fevereiro o TikTok, uma das plataformas de redes sociais que mais crescem no mundo, vem trabalhando com a possibilidade de implementar restrições em sua plataforma. Após vários problemas judiciais e acusações sobre o acesso de crianças a conteúdo inapropriado, a empresa não teve outra solução a não ser proibir menores de idade de ver certos tipos de vídeos.

publicidade
proibir menores
TikTok vai passar a proibir certos vídeos para menores (Imagem: Reprodução / TikTok)

O recurso é considerado uma ferramenta de segurança para jovens e vai ser baseado no que a empresa chama de Content Levels, traduzido do inglês, Níveis de Conteúdo, e deve começar a ser implementada nos próximos dias.

Como o TikTok vai proibir menores de acessar certos vídeos?

Como relatado no post oficial do TikTok, o novo recurso é basicamente um sistema de classificação de conteúdo baseado em níveis de maturidade, o mesmo usado na indústria do cinema e jogos.

publicidade

Mesmo assim, a empresa afirma que vai pensar em algo único que sirva aos propósitos e perfil do TikTok

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A principal função do Content Levels, pelo menos nos primeiros dias de lançamento, será fazer com que jovens na faixa etária de 13 a 17 anos não tenham acesso a conteúdo categorizado como “temas abertamente maduros”.

Neste primeiro momento, o TikTok afirma que vai categorizar filmes inapropriados (com cenas sexualmente impactantes, agressivas, etc.) para que eles não apareçam para pessoas menores de 18 anos, enquanto elas estiverem navegando no aplicativo. 

publicidade

Em um momento posterior, a ferramenta será estendida para todos os públicos da rede social, fornecendo diversas opções de filtros para os próprios usuários decidirem o que querem ou não ver em seu perfil.

Ferramenta veio tarde demais

Julgando pelos recentes acontecimentos, a ferramenta poderia ter vindo mais cedo. A plataforma realmente esperou um bom tempo para cuidar de uma situação que no momento virou um problema grave.

A boa notícia, é que com o Content Levels deve ser possível bloquear principalmente vídeos de treinos ou exercícios perigosos, não só para jovens, mas até para adultos, ou pelo menos diminuir o alcance deles.

Por outro lado, isso pode prejudicar um dos maiores atrativos da rede social focada em vídeos curtos, a facilidade de ter maior alcance nos vídeos.

publicidade

Pessoas que fazem trends com temática mais picante, por exemplo, podem notar uma redução drástica nos seus números de visualizações.

O que você acha da novidade do TikTok? Essa é uma solução adequada para o problema? Deixe seu comentário aí embaixo!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar