Twitter lança novo recurso de Comunidades: veja onde e como usar

E o Twitter entrou de vez na tendência de comunidades em redes sociais, o novo recurso possibilita a criação de grupos de discussões fechados que podem ficar ativos por tempo limitado, permitindo que os usuários conversem sobre determinado assunto dentro desse grupo.

publicidade
Twitter lança novo recurso de Comunidades: veja onde e como usar
Twitter Comunidades

Com o recurso o usuário pode twittar apenas para essas pessoas ao invés de para todos os seguidores possibilitando dividir os conteúdos em nichos como já acontece com o Reddit.

Como criar e participar das comunidades

Como ainda está no início de seu lançamento, essa não é uma ferramenta liberada para todos no momento. Quem tiver interesse precisa preencher um formulário para que seja realizada uma análise e a criação seja aprovada.

publicidade

E para participar de uma comunidade no Twitter é preciso ter uma conta em modo público e ter recebido um convite para o grupo, algo bem raro no momento, mas por pouco tempo segundo a rede social.

Leia mais: Imagens agora são reproduzidas em links do Instagram no Twitter

Com um link de convite basta acessá-lo para entrar no grupo escolhido na aba de Mensagens e selecionar a opção Ingressar no canto direito de sua tela.

O número de convites por usuários são limitados para oferecer aos seus amigos, como foi o caso do Orkut e do Google+ quando surgiram fazendo com que todos pedissem link a um conhecido.

publicidade

Cada comunidade tem seu próprio conjunto de regras que deve ser seguida por seus membros e caso alguma delas seja descumprida o usuário pode sofrer uma advertência, penalidade ou banimento do grupo.

Os administradores podem editar temas, banners, regras e se a comunidade será aberta ou apenas para convidados.

A presença de moderadores é necessário para analisar o que vem sendo postado e analisar as denúncias para evitar que seus membros violem tanto as regras da comunidade quanto os termos de uso do Twitter.

Mas o contrário também pode acontecer e usuários podem denunciar publicações e pedir punição de moderadores caso estejam violando as próprias regras e normas do Twitter.

publicidade

O recurso está disponível no momento apenas para Android, mas em breve deve ser lançado versões para Web e iOs.

Twitter para profissionais

Disponível desde o final de 2021 é um recurso que permite a diferenciação dos usuários comuns dos criadores de conteúdo profissionais no Twitter e seu uso tem com o objetivo trabalho, e-commerce, empresas, entre outros exemplos.

Mudando a conta para um perfil profissional novas funcionalidades serão adicionadas como:

  • Seleção de uma categoria de acordo com conteúdo publicado
  • Tópicos sugeridos para o conteúdo
  • Promoção de tweets
  • Criar campanhas monetizadas
  • Permissão de uso do recurso “Quick Promote”
  • Customizar uma loja online ou uma newsletter no perfil.

 

Regras para ter uma conta profissional no Twitter

  • Não deve haver violações no histórico da conta
  • O perfil deve estar completo com nome, bio e imagem de perfil
  • A identidade real deve estar bem clara evitando contas fakes ou paródias
  • Apenas contas já existentes podem ser alteradas para profissional não sendo permitido criar um novo perfil, já como profissional.

Se preenche todos os requisitos basta clicar no botão “Mais” em sua página inicial, clicar na opção “Twitter para profissionais”, ler os termos e clicar no botão “Concordar e continuar” para solicitar a aprovação.

Caso seja aprovado e desista da conta profissional e possível retornar para o perfil padrão facilmente, sendo possível assim experimentar o novo recurso e ver se ele é o ideal para você.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar