Vespas gigantes são atraídas por “armadilha sexual” criada por cientistas

As vespas gigantes naturais da Ásia podem causar por ano um prejuízo de R$507,36 milhões em prejuízo para agricultura nos Estados Unidos por ano, mas a situação pode mudar graças aos cientistas da Universidade da Califórnia-San Diego.

publicidade
Cientistas criam “armadilha sexual” para atrair vespas gigantes
Vespa gigante (Imagem: Pixabay)

Segundo os autores do estudo, realizado em 2020, o problema está no fato de que as abelhas americanas possuem mecanismos de defesa natural contra outros insetos, tornando-se presa fácil para as vespas. 

Tal fato acaba diminuindo a polinização feito pelas abelhas, reduzindo as plantações que dependem dela para crescer.

publicidade

Armadilha sexual contra vespas gigantes

Uma equipe da universidade criou uma “armadilha sexual” onde utiliza-se o feromônio da fêmea para atrair os machos e capturar milhares em um único dia. Uma mistura sintética do elemento foi colocado em uma armadilha: um boneco de uma vespa rainha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De acordo com a Current Biology, a experiência foi realizada na província de Yunnan, na China, testando feromônios de vários tipos de vespa. O que deu mais resultado foi o da vespa rainha, capturando até 16 vezes mais que as outras ciladas.

O mesmo é feito de uma mistura de ácidos octanóico, decanóico e hexanóico, sendo despejado na famosa “cola de capturar baratas” tão comum em mercados brasileiros.

publicidade

Uma ideia simples de ser reproduzida em qualquer lugar do planeta. Uma vez que a vespa gigante pouse na substância, não consegue mais decolar. Contudo, nem todos concordam com a estratégia.

Allen Gibbs, professor do Departamento de Ciências da Vida na Universidade de Nevada-Las Vegas, discorda de tal método, considerando-o ineficaz. Ele lembra que ele só pode ser utilizado no período de acasalamento, que é durante o outono, e ainda assim pouco eficaz. 

“Mesmo que os machos sejam facilmente atraídos pela armadilha, se ele já tiver cruzado com uma fêmea antes, ela fica livre para construir novas colônias”, explicou Gibbs.

Cientistas criam “armadilha sexual” para atrair vespas gigantes
Imagem: Pixabay
publicidade

As vespas chegaram aos Estados Unidos através de viajantes, que levaram os seres vivos por algum motivo, uma vez que não são naturais da América.

Comparada com a abelha comum, as vespas são enormes e fazem das abelhas suas principais vítimas, destruindo as colmeias e assassinando as abelhas para depois decapitá-las e dar o tronco como alimento para suas larvas.

As abelhas japonesas e chinesas aprenderam a se defender, asfixiando as vespas formando uma bola em volta das mesas. Com as abelhas em volta, o calor aumenta e as vespas morrem por falta de ar.

Segundo relato de apicultores, o ferrão da vespa gigante é tão forte que perfura suas roupas especiais e a dor é considerada como se um ferro quente atravessasse seu corpo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar