Você é apressado e tira o celular do carregador antes dos 100%? Entenda os problemas envolvidos

Já ouviu falar que a primeira carga do celular novo é muito importante e carregar o celular sem estar com pouca bateria pode ser prejudicial? O Bit Responde foi atrás de informações para entender o que é mito ou verdade. Então confira!

publicidade
(Foto: PxHere)

Posso tirar o celular da tomada antes de carregar 100%?

A verdade é que, como qualquer coisa na vida, a bateria do celular também tem uma vida útil e carregar seu smartphone várias vezes (até deixar chegar 100%)  pode, sim, prejudicar a saúde do seu celular.

Por isso algumas empresas recomendam e avisam que a carga acima de 80% já é suficiente para você usar o dispositivo.

publicidade

Outro ponto importante identificado pelo Bit Responde é: evite deixar o celular na tomada por muito tempo depois que ele estiver 100% carregado.

A longo prazo, isso prejudica o aparelho por conta do aquecimento da bateria, em especial nos smartphones de carga rápida.

Então entenda de uma vez, é seguro tirar o celular da tomada antes da carga atingir certa porcentagem, só fique de olho para retirar na hora correta.

Além disso, dizer que a bateria vicia é mentira, pois agora a tecnologia utilizada é a base de íons de lítio, que acabam com o ‘efeito memória’ das baterias antigas (que eram feitas de níquel-cádmio).

publicidade

Inclusive, com a tecnologia nova, não é necessário dar aquela primeira carga de 12 horas seguidas no celular.

Porém, saiba que, mesmo que a bateria não vicie como dito acima, a vida útil do dispositivo vai caindo com o tempo (é inevitável).

Outros mitos sobre a bateria do seu celular

Outro mito é que você deve esperar o seu celular chegar a 0% para colocá-lo para carregar. A verdade é qie alguns fabricantes até indicam que o ciclo 0% a 100% seja evitado.

Os extremos da carga geram estresse no processamento de dados. Eles identificam como melhor alternativa deixar a bateria entre 20% e 80%.

publicidade

Velocidade de carregamento

Agora, você está se perguntando se o celular carrega mais rápido no modo avião. Sim, você está correto! No modo avião, o smartphone desativa a troca de dados entre o celular e a operadora, diminuindo o gasto de bateria.

Para o carregamento mais eficiente, também é recomendado desligar o Wi-Fi e o Bluetooth –  mesmo eles estando ativados em modo avião.

Também se fala que não é recomendado mexer no aparelho enquanto ele está carregando, mas isso é mais um mito.

Porém, há uma advertência aqui: isso só se deve caso o cabo do seu dispositivo for de boa qualidade ou original de fábrica. E, claro, por você estar mexendo no dispositivo, ele irá demorar mais para carregar.

Já sabia dessas verdades ou mitos?

Com informação: Techwithtech.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar