Huawei e Unesp assinam cooperação para Software Defined Networks

EmpresasInovaçãoNegóciosRedes

Mas mais do que auxiliar na pesquisa acadêmica que requer um alto volume de dados científicos, a cooperação tem ainda a expectativa de produzir inovações para a gestão de redes e computação de alto desempenho para a comunicação entre datacenters implementados em localidades distantes umas das outras.

A chinesa Huawei e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciaram uma cooperação técnico-científica de pesquisa e desenvolvimento para redes definidas por software SDN para ambientes de alto volume de dados científicos.

Os projetos envolvem tanto o Núcleo de Computação Científica quanto o São Paulo Research and Analysis Center da Unesp e terão como objetivo principal o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto visando integrar as tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software para a inovação em orquestração de recursos computacionais.

Os pesquisadores da Unesp aplicarão tecnologias avançadas de SDN e computação de alto desempenho (HPC) da Huawei para colaborar em pesquisas científicas com seus pares internacionais: CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, e o Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Mas mais do que auxiliar na pesquisa acadêmica, a expectativa é de que a colaboração produza inovações para a indústria com a utilização de técnicas avançadas de gestão de redes e computação de alto desempenho, que podem ser aplicadas para a comunicação entre datacenters implementados em localidades distantes umas das outras.

A pesquisa foi concebida e é coordenada e executada pelos pesquisadores e engenheiros do Núcleo de Computação Científica da Unesp, localizado no campus da Unesp na cidade de São Paulo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor