5 dispositivos tecnológicos que bombaram nos anos 90

Os anos 90 foram repletos de dispositivos que, na época, representavam o auge da tecnologia e foram os responsáveis por consolidar o mundo tecnológico como conhecemos hoje. Esses dispositivos são nostálgicos e, muitos deles ainda são bastante desejados. O Bit Magazine reuniu alguns deles para você reviver os momentos de glória. Veja a seguir!

publicidade
Dispositivos tecnológicos que bombaram nos anos 90
Dispositivos tecnológicos que bombaram nos anos 90. (Imagem: Pixabay)

Game Boy 

O Game Boy foi lançado pela Nintendo em 1989, mas chegou ao Brasil somente no começo dos anos 1990. De cara, este foi um dos dispositivos que se tornou o sonho de consumo das crianças da época. O aparelho reunia alguns dos principais jogos, como o Tetris, Castlevania: The Adventure, Donkey Kong e The Legend of Zelda: Link’s Awakening. 

Tamagotchi 

O Tamagotchi foi lançado no Brasil pela Bandai em 1996, viralizando com facilidade e rapidez no ocidente, e se tornou uma febre entre os brasileiros. O dispositivo “abrigava” um bichinho virtual com vários tamanhos, formas e visuais diferentes. O destaque consistia nos cuidados básicos que ele requeria, como receber carinho, ser alimentado e tomar banho. 

publicidade

O formato em chaveiro possibilitava que as crianças o mantivessem sempre por perto, outro diferencial bastante aclamado. Diferente de jogos de videogame tradicionais, onde um personagem pode voltar ao jogo após morrer, no Tamagotchi, a morte do bichinho de estimação virtual era o fim. Isso quer dizer que, para jogar novamente era preciso comprar outro aparelho, exigindo ainda mais atenção do usuário. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Discman 

O discman surgiu, originalmente, nos anos 1980, mas só chegou ao auge na década seguinte e se manteve como sucesso absoluto com a venda de milhões de cópias por todo o mundo até o lançamento do MP3. 

Entretanto, o reprodutor móvel de CDs tinha suas limitações, como a necessidade de escolher o álbum que gostaria de ouvir antes de sair de casa. Por outro lado, esta foi a tecnologia responsável por determinar o atual consumo de música. 

publicidade

Super Nintendo (SNES)

O Super Nintendo Entertainment System (SNES), foi lançado em 1990 no Japão, com o objetivo de concorrer com o Mega Drive da SEGA.

Com 16 bits, este foi o primeiro console a implantar botões nas bordas (L e R), estilo adotado durante anos, com melhores capacidades sonoras e gráficas.

O modelo chegou ao Brasil em 1993 e se tornou um sucesso com o auxílio de jogos clássicos como o Super Mario World, Mario Kart e Donkey Kong. 

Windows 95/98

Dois grandes lançamentos do Windows aconteceram durante os anos 90. O Windows 95 é considerado um divisor de águas para a história da informática, por estrear conceitos como área de trabalho funcional, multitarefas, botão de Iniciar, barra de ferramentas e a possibilidade de minimizar, maximizar e fechar janelas.

publicidade

Já o Windows 98, dando continuidade ao sucesso da versão anterior, foi o primeiro a planejar um desktop pensado para o consumidor final, levando centenas de pessoas às lojas no dia de seu lançamento. Uma das principais novidades para a época foi a integração da internet no sistema, através do Internet Explorer.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar