7 recursos importantes de um editor de PDF para facilitar seu dia a dia

Equipe Bitmag

9 de julho de 2024

Quem lida com computadores no dia a dia com certeza faz uso de documentos no formato PDF. Mais do que uma conveniência, ele é uma necessidade para enviar e receber arquivos mais rapidamente.

publicidade

O PDF é uma extensão de arquivo desenvolvida nos anos 90, quando a internet ainda estava longe de ser uma realidade para a maioria esmagadora das pessoas. Apesar de se tratar de uma modelo bem antigo, ele continua sendo atualizado até os dias atuais, porque nenhum outro faz o que ele consegue.

Foto de This_is_Engineering por Pixabay 

Foto de This_is_Engineering por Pixabay 

Em primeiro lugar, o PDF é um formato praticamente universal do ponto de vista de compatibilidade, conseguindo ser aberto em qualquer tipo de dispositivo e utilizando qualquer sistema operacional. Nunca é preciso baixar softwares para ler os documentos, o que imediatamente o torna indispensável.

Apesar disso, a edição de PDF pede recursos externos. Considerando a popularidade do formato, não é de se estranhar que existam numerosas opções para a tarefa, incluindo o serviço sobre o qual vamos falar hoje, o Smallpdf. Ele funciona online, é gratuito e não requer conhecimentos avançados em PDF.

publicidade

A melhor maneira de explorar o Smallpdf é explicando sobre os principais recursos de um editor de PDF para o dia a dia, os quais estão presentes no site. Nós selecionamos 7 dentre os mais úteis, com destaque para aqueles que se encaixam tanto no espaço profissional e acadêmico, quanto no pessoal.

1 – Extração e exclusão de páginas

A extração e a exclusão de páginas de um PDF são recursos distintos, mas vale a pena colocá-los sob um mesmo item considerando as funções que exercem. Basicamente, eles são usados quando temos um documento online com uma multiplicidade de conteúdos, mas apenas uma parte deles é útil às tarefas.

Na prática, a extração é mais comum quando o arquivo é grande e apenas algumas páginas são do seu interesse. A exclusão segue o caminho oposto, quando um documento grande contém apenas certos conteúdos que não são relevantes. Nos dois casos, é criada uma cópia e o arquivo original é protegido.

2 – Edição de textos e imagens

A edição de textos e imagens em um PDF é basicamente o “arroz e feijão” dos editores. Embora seja comum chamarmos todos os recursos de modificação de PDF de “edição”, neste item nós estamos nos referindo às alterações de texto e imagens, de maneira similar ao que fazemos no Microsoft Word.

Embora a edição de PDF não seja possível sem o auxílio de uma ferramenta externa, o Smallpdf traz essa oportunidade. Nesse caso, você é capaz de corrigir erros de digitação e de gramática, eliminar (ou acrescentar) fotos e hiperlinks e adequar o documento da maneira mais correta aos trabalhos.

3 – Compressão de tamanho

Arquivos no formato PDF são conhecidos por ocuparem um tamanho reduzido quando comparados com documentos idênticos salvos na extensão do Microsoft Word. Isso acontece, entre outras coisas, porque os anexos não são salvos em sua forma original, mas como aparecem no texto, mais reduzidos.

Mesmo assim, há momentos em que um documento PDF ainda é pesado demais para ser anexado a um e-mail ou enviado numa plataforma. O Smallpdf traz um recurso de compressão, o qual diminui ainda mais o tamanho total, com a perda de qualidade mínima e sem prejudicar o conteúdo do PDF.

4 – Conversão de PDF para Word (e vice-versa)

A tarefa de converter PDF para Word (e Word em PDF) é provavelmente a mais procurada por quem utiliza um editor. Embora seja possível converter Word em PDF com o próprio Microsoft Word, o caminho oposto não está presente, de modo que uma ferramenta na internet cumpre bem esse papel.

Dentre as razões para a conversão de PDF para Word está a possibilidade de extrair as imagens, a chance de editar o documento offline dentro do próprio Word, modificações em hiperlinks e uma série de outras coisas. Vale lembrar que o processo não elimina o documento original, mas cria uma cópia.

5 – Junção e divisão de múltiplos arquivos

Em um dos tópicos anteriores nós mencionamos a exclusão e a extração de páginas, mas há mais dois recursos interessantes que mexem com a estrutura dos documentos: a junção e a divisão. Na primeira, são unidos múltiplos arquivos em um único, uma ferramenta valiosa em muitas situações do dia a dia.

Já no caso da divisão, estamos falando de um processo parecido com a extração, mas com uma etapa a menos. Ao invés de precisar extrair metade de um arquivo e depois a outra metade, a divisão do Smallpdf já separa o documento em dois, de acordo com as instruções do usuário ao enviar o arquivo.

6 – Recortar e girar o documento

Assim como as imagens, os PDF podem vir com a orientação horizontal ou vertical, algo interessante em diferentes momentos. Para apresentações de projetos, um arquivo na horizontal é mais útil; enquanto um documento na vertical faz mais sentido para ser lido na tela de um celular ou em um PC.

O Smallpdf traz esse recurso! Aliada a ele, há também a ferramenta de recortar, a qual extrai apenas uma parte visual do documento. Uma imagem, por exemplo. Para aqueles documentos com espaços “vazios”, o recorte permite centralizar o que está presente, o que garante uma visualização adequada.

7 – Conversão em outros formatos de arquivos

A conversão de PDF em Word (e vice-versa) não é a única possibilidade quando o assunto são os recursos do Smallpdf! Embora nem todos aqueles que buscam conversores saibam, é possível também transformar planilhas do Excel, apresentações de PowerPoint e imagens em arquivos no formato PDF.

Enviar uma planilha do Excel, por exemplo, pode não ser prático, considerando que é preciso que a outra pessoa tenha o serviço do Office instalado no computador. Ao transformar a planilha em PDF, você elimina as chances de compatibilidade, agilizando uma tarefa no dia a dia profissional ou pessoal.

A necessidade de um editor de PDF aparece justamente naqueles momentos em que precisamos de algo “para ontem”, de forma que conhecer uma boa alternativa poupa uma série de frustrações. Se tratando de um dos líderes no mercado de edição de documentos no formato, o Smallpdf é indicado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Equipe Bitmag
Escrito por

Equipe Bitmag