Veja nossa dicas infalíveis para não ter problemas com a última atualização do Windows

Raio de Luar Mello

21 de junho de 2022

As atualizações da Microsoft já não são novidades para os usuários, mas alguns truques são importantes para evitar problemas e ficar por dentro de cada detalhe da última versão do Windows.

publicidade
saiba se o seu PC é compatível com o Windows 11

(Imagem: Reprodução / Pixabay)

Windows e todas as ferramentas Microsoft atualizadas

Geralmente, o Patch Tuesday da Microsoft ocorre na segunda terça-feira de cada mês e a companhia lança pacotes de atualização para todos os seus sistemas operacionais ativos e ferramentas.

Primeiramente, tudo vai depender do tipo de usuário que você é qual a maior utilidade do seu computador. Confira algumas dicas para se manter atento aos novos patches e solucionar problemas decorrentes de erros durante a atualização:

  • Armazenamento dos arquivos na nuvem: se a forma de você guardar os seus arquivos é na nuvem, seus dados ficam automaticamente protegidos por meio do seu login e senha. Para uma melhor segurança, o ideal é optar pela verificação em duas etapas;
  • Não é “obrigatório” o backup do seu computador: com a nova atualização, o backup dos seus arquivos já ficam guardados, mas caso aconteça algum imprevisto, você deve reinstalar o sistema operacional e reconectar aos seus serviços de armazenamento online;
  • Controle de versão de arquivo: você pode restaurar uma versão anterior de algum arquivo armazenado no OneDrive. Desta forma, a versão do documento selecionada se torna a versão atual;
  • Para desinstalar atualizações: outra opção para quem não deseja a atualização é desinstalar reiniciando o dispositivo e bloqueando a atualização. É necessário usar o processo de recuperação do software de backup e iniciar uma restauração completa a partir de um backup. O ideal é que ele seja completo antes de instalar qualquer atualização;
  • Em caso de perda de conexão com a internet: A maioria das empresas terá investido em uma conexão de Internet de backup e um firewall que pode cair automaticamente caso ocorra um problema. Caso o seu PC não inicie automaticamente, você precisará reinstalar o Windows inicializando a partir de uma unidade flash com um ISO da versão do Windows que está usando.
publicidade

Se você é um usuário casual, o ideal é usar o ponto de acesso físico à Internet ou em casos de outras falhas, tente usar outro dispositivo, como um telefone ou tablet.

Importante: A saúde do seu disco rígido é primordial nestes casos, sendo necessário criar vários backups usando discos rígidos externos de forma rotativa. Em caso de qualquer erro, uma dica para recuperar seu sistema é usar um SSD para substituir e restaurar a partir do backup.

Problemas no arquivo após a atualização. O que devo fazer?

Em casos de problemas recorrentes, pode ser interessante desativar as atualizações até descobrir o que está afetando o sistema. Para isso, clique em: Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Exibir histórico de atualizações e clique em Desinstalar atualizações. Reinicie e bloqueie a atualização.

A maioria dos usuários de computador híbrido armazena os arquivos na nuvem, então o imprescindível é manter o backup dos seus arquivos para evitar problemas.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Raio de Luar Mello
Escrito por

Raio de Luar Mello

Jornalista por formação e fotógrafa. Fiz uma especialização em Marketing e já atuei nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, produção de conteúdo, gestão, comunicação interna, copywriter e redação. "Penso, logo escrevo!"