Aconteceu! Carro Tesla no piloto automático mata pessoas na rua; veja como foi

Hugo Cruz

20 de janeiro de 2022

Um carro Tesla está mais uma vez envolvido em uma grande polêmica onde um proprietário de um Tesla, se envolveu em um acidente, no piloto automático, que matou pessoas, em 2019, e agora está sendo processado.

publicidade
Carro Tesla

Imagem: Reuters/Alexandria Sage

Acidente mortal envolvendo um carro Tesla

Um proprietário do carro Tesla, envolvido em um acidente fatal na Califórnia há mais de dois anos enquanto usava o piloto automático, está enfrentando o que seriam as primeiras acusações criminais apresentadas contra alguém que usa um sistema de direção parcialmente automatizado nos EUA, de acordo com AP News.

O réu, Kevin George Aziz Riad, dirigia um Model S quando ultrapassou o sinal vermelho ao sair de uma rodovia no subúrbio de Gardena, em Los Angeles, e colidiu com um Honda Civic, isso em dezembro de 2019.

No acidente, os dois passageiros do Civic, Gilberto Alcazar Lopez e Maria Guadalupe Nieves-Lopez, morreram.

publicidade

Os promotores da Califórnia apresentaram duas acusações de homicídio culposo veicular contra Riad em outubro do ano passado, embora só tenham sido divulgadas na semana passada.

A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) vem investigando o incidente nos últimos dois anos e confirmou recentemente que o piloto automático estava ligado no momento do acidente, mesmo os documentos do caso não mencionando esse fato.

A NHTSA abriu formalmente uma investigação para os numerosos acidentes envolvendo o sistema de assistência ao motorista da Tesla em agosto do ano passado.

Riad seria o primeiro a enfrentar acusações sobre um acidente envolvendo tecnologia de assistência ao motorista, mas não a primeira pessoa nos EUA a ser cobrado por usar um sistema de direção automatizada.

Veja isso: Tesla faz recall de quase 500 mil carros por erro bizarro

Em 2020, um motorista do Uber foi acusado de homicídio negligente depois de atingir, e matar, um pedestre com o veículo de teste autônomo da empresa no Arizona.

A National Transportation Safety Board (NTSB) confirmou, em sua investigação, que a tecnologia do Uber detectou a vítima segundos antes do acidente, mas não a identificou como pedestre. O motorista poderia ter evitado o acidente se estivesse prestando atenção.

Segundo a declaração da NHTSA:

Todo veículo exige que o motorista humano esteja no controle o tempo todo

E na página do piloto automático a Tesla avisa que o Autopilot é:

Destinado a ser usado com um motorista totalmente atento, que tem as mãos no volante e está preparado para assumir a qualquer momento.

A Tesla vem constantemente atualizando seu software para dificultar o abuso por parte dos motoristas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.