ANAC libera entregas de comida feitas pelos Drones do Ifood no brasil: Lista das cidades

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou na última sexta-feira (21 de janeiro) as entregas comerciais realizadas através de Drones do Ifood no Brasil. E o iFood, em parceria com a Speedbird Aero, será a primeira empresa das Américas a realizar delivery neste modal em todo o território brasileiro.

publicidade

A permissão, que é a primeira do tipo no país, se restringe ao modelo DLV-1 NEO, em rotas BVLOS, ou seja, além da linha visual do piloto.

O drone deverá percorrer apenas distâncias de até 3 km, com cargas de até 2,5 kg além de ter que respeitar outras restrições de segurança, como não sobrevoar pessoas, observar condições meteorológicas e manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética.

Ifood inícia entregas em cidades do Brasil com Drone: Lista das cidades
Imagem: Divulgação/iFood
publicidade

“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Leia mais: Empresa Sueca disponibiliza serviço de Drones paramédicos por chamada

Os Drones do Ifood fazem apenas uma parte do trajeto levando os pedidos até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um entregador do iFood, que completa a entrega até os clientes.

 

publicidade

“A aprovação do DLV-1 NEO merece destaque por ser o primeiro multirotor aprovado pela Anac e por sua aplicação, entrega de mercadorias.

No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança.

A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”, afirma Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da Anac.

Testes de entregas já começaram

O primeiro certificado foi obtido em 2020 com voos experimentais em Campinas (SP). No ano passado, foi feita uma experiência em Sergipe.

Em dezembro, a organização iniciou sua primeira rota experimental de entregas pelo modal, com autorização da Anac. 

A operação conta com entregas intermunicipais, com voos entre Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE) onde o drone atravessou o rio Sergipe a partir do Shopping RioMar Aracaju e percorreu 2,8 quilômetros até Barra dos Coqueiros.

publicidade

Driblando o trânsito na capital sergipana, a viagem pelo ar levou 5 minutos 20 segundos, contra a estimativa de 25 a 55 minutos do trajeto terrestre.

Ifood inícia entregas em cidades do Brasil com Drone: Lista das cidades
Drone realizando entrega em Sergipe – iFood

Foram feitos ensaios para testar o uso do drone: três em São José dos Campos (SP), para a avaliação das características técnicas da aeronave, e um ensaio em Aracaju (SE), para avaliação operacional.

Agora, a empresa começa a planejar a expansão da tecnologia para outras cidades.

“Uma entrega realizada por drone leva muito mais que inovação, ela também amplia as possibilidades de alcance do delivery, como neste caso de Aracaju”, disse em comunicado à imprensa Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

“Nosso objetivo é aumentar a eficiência das entregas para todos: consumidores, restaurantes e entregadores, além de levar soluções tecnológicas e alternativas para o delivery em modais não poluentes.” 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar