Radiação das antenas de telefonia móvel é perigosa?

Será que estamos sendo expostos a algum tipo de risco para a saúde tendo essas antenas próximas? Essa é a pergunta que pesquisadores tentam responder: a radiação das antenas de telefonia móvel é perigosa? Vamos entender um pouco melhor o assunto.

publicidade
Torre com antenas de telefonia móvel (Imagem: Renato Trentin/Unsplash)
Torre com antenas de telefonia móvel são nocivas para humanos? (Imagem: Renato Trentin/Unsplash)

Mito ou verdade: torres de celular são perigosas?

A verdade é que, mesmo com muitas pesquisas e estudos sobre a possibilidade, o resultado ainda é inconclusivo, segundo informações do Ministério das comunicações da Índia. 

A discussão ganhou novos ares após o crescimento das questões sobre radiação emitida com o 5G próximo de ser realidade geral, devido ao fato da tecnologia emitir radiação de frequência eletromagnética (EMF), segundo a publicação do The Week.

publicidade

E por qual motivo a opinião do órgão indiano tem relevância para o restante do mundo? As métricas de controle de emissão de radiação usadas pela autoridade da Índia são muito mais rigorosas do que outras do planeta, como a Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP), segundo afirmação do ministro Chauhan ao parlamento do país.

E, mesmo, após inúmeros testes e pesquisas norteadas por esse rigor do órgão, os resultados obtidos foram inconclusivos sobre os efeitos da radiação EMF de torres de celular afetando a saúde humana ou animal.

Já foram feitas inúmeras pesquisas com muito esforço por comitês interministeriais, centros de pesquisa tecnológica da capital e de outros polos do país, mas sempre com o mesmo resultado. 

“Não há evidências conclusivas para estabelecer qualquer ligação causal entre o efeito da radiação EMF do BTS com efeitos biológicos descritos em animais ou seres humanos, e quaisquer possíveis efeitos resultantes na saúde.”

publicidade

Radiação: Antenas de telefonia móvel são críticas na Índia

Um país com a segunda maior população do planeta, envolvido em negócios com empresas de todo mundo, acaba exigindo uma quantidade maior de antenas para atender a todos os usuários, além de necessitar cobrir todo o território, o que também exige um esforço proporcional.

Somente isso já seria motivo suficiente para a qualidade das pesquisas empenhadas sobre possíveis problemas de saúde provenientes das antenas.

As histórias e mitos sempre se alimentam da ignorância, e como resposta, nada mais importante que desenvolver pesquisas científicas para comprovar ou desmentir teses.

Apesar de os resultados serem inconclusivos, é fato que a radiação vinda das antenas não faz mal a saúde, necessariamente.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar