Como limitar o tempo de uso do Instagram no próprio aplicativo

Kawane Licheski

20 de maio de 2024

Sabia que é possível limitar o tempo de uso do Instagram através da própria rede social? Se você está querendo dar um reset das redes, vem que vamos te ensinar a como fazê-lo; confira!

publicidade
Celular com app do Instagram aberto
Fonte: Shutterstock

 

Por que limitar o tempo de uso do Instagram?

Pode ser desgastante passar longas horas navegando pelo feed de fotos, stories dos amigos e vídeos no Reels do Instagram. Então, para evitar essa sensação desagradável, uma boa estratégia é limitar o tempo de uso do Instagram!

publicidade

A princípio, isso ajuda a manter um controle mais efetivo sobre o tempo gasto na rede social e promove um equilíbrio mais saudável entre o mundo digital e o real.

Além disso, configurar um limite diário é um passo simples que pode melhorar significativamente sua qualidade de vida digital. Ficou interessado? Então se liga que a Bit Magazine vai te contar como fazê-lo!

Como limitar o tempo de uso do Instagram?

Se você notou que está gastando muito tempo no Instagram e isso está impactando suas tarefas diárias, atrapalhando suas atividades e diminuindo sua interação com as pessoas ao seu redor, pode ser a hora de gerenciar melhor seu tempo na rede social.

Nesse sentido, o próprio Instagram oferece ferramentas para ajudá-lo a monitorar e controlar o tempo que você passa na plataforma. Dentro do aplicativo, inclusive, você pode acessar a média de uso diário dos últimos sete dias.

Fonte: Pexels

 

Além disso, é possível configurar lembretes para fazer pausas após períodos ininterruptos de uso e ainda limitar o tempo de uso do Instagram.

Quando esse limite é atingido, o aplicativo enviará um alerta, sugerindo que você encerre o uso por aquele dia.

Essas ferramentas estão disponíveis nas configurações do Instagram, facilitando o gerenciamento de seu tempo e promovendo um uso mais consciente da rede social.

A seguir, você confere o passo a passo de como definir esse limite:

  • Com o Instagram aberto no seu dispositivo, abra o seu perfil;
  • Em seguida, clique no ícone de três linhas localizado no topo da tela e selecione a opção de “Configurações e privacidade”;
  • Feito isso, selecione a opção “Definir lembretes para fazer pausas” para que você seja alertado, no tempo determinado, quando estiver usando o app sem pausas;
    • Toque sobre a opção, defina o tempo desejado e toque em “Concluir”.
Fonte: Reprodução

 

  • Use a opção de “Definir limite de tempo diário” para definir um tempo limite de uso diário. Quando o tempo for atingindo, o app emitirá um lembrete para que você feche o app.
    • Enfim, toque sobre a opção, defina o tempo desejado e toque em “Concluir”.

Como saber quanto tempo eu fico no Instagram?

Similarmente, se você deseja apenas monitorar o tempo gasto diariamente no Instagram, saiba que a plataforma também oferece uma ferramenta que mede seu uso nos últimos sete dias.

A princípio, essa medição começa assim que você abre o aplicativo e para quando você o fecha ou alterna para outro app no celular.

Para consultar essa média de tempo, siga as instruções a seguir:

  • Em primeiro lugar, abra seu Instagram e vá para o seu perfil;
  • Toque nas três linhas horizontais no canto superior direito para abrir o menu;
  • Selecione “Sua atividade“;
Fonte: Reprodução

 

  • Vá para “Tempo de uso“.

Dessa forma, você poderá ver seu uso médio diário e ajustar suas configurações para gerenciar melhor seu tempo na rede social.

Como você pode ver, limitar o tempo de uso do Instagram é algo simples e fácil, além de bastante útil em casos de muitas horas rolando o feed.

Gostou das dicas? Em nosso canal, Bit Ensina, você encontra outros conteúdos como este! Por fim, confira o vídeo abaixo com mais detalhes.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.