Aprenda a consultar CNPJ com este tutorial fácil

Para entender o que é CNPJ, é necessário compreender os fundamentos técnicos que envolvem essa sigla. Seu significado é Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e trata-se de um número registrado pela Receita Federal durante a abertura de uma empresa. Muitas pessoas, contudo, não sabem pesquisar o número do registro na internet.

publicidade
(Imagem: PxHere)

Saber o que é CNPJ também possibilita a execução de inúmeras formalidades, que vão desde o pagamento de impostos, até emissão de notas fiscais e solicitação de crédito. 

É também por meio do CNPJ que os órgãos públicos fazem o monitoramento de informações como rendimento e lucro do negócio, permitindo a cobrança de tributos.

publicidade

Para que serve o CNPJ?

Sua função é permitir que tanto a Receita Federal quanto outros órgãos públicos e privados saibam que a empresa está ativa e atuando de maneira regular, dentro de todas as normas fiscais, administrativas e tributárias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como consultar um CNPJ na Rceita Federal passo a passo:

  • Acesse a página da Receita Federal;
  • Preencha o campo com o CNPJ que deseja consultar;
  • Prove que você não é um robô preenchendo captcha;
  • Pronto, os dados públicos da empresa aparecerão na tela.

Agora vamos fazer o teste na prática?

Para isso vamos utilizar o CNPJ do Google. Basta pesquisar em seu mecanismo de busca favorito “CNPJ + nome da empresa” que o dado que deseja será apresentado.

publicidade

Certo, o CNPJ do Google é o número 06.990.590/0001-23

Como consultar CNPJ? Veja passo a passo
Imagem: Reprodução | Receita federal
Como consultar CNPJ? Veja passo a passo
Imagem: Reprodução | Receita Federal
Como consultar CNPJ? Veja passo a passo
Imagem: Reprodução | Receita Federal
publicidade

E pronto! Temos todos os detalhes oficiais do Google, incluindo seu endereço fixo no Brasil e telefone o que é perfeito para quem deseja fazer algumas reclamações, não é?

Benefícios de ter um CNPJ

Desde o microempreendedor individual (MEI), até grandes empresas com milhares de empregados, precisam ter um CNPJ ativo e regular.

Então, aquele mercadinho da esquina, a farmácia que você busca seus remédios e os restaurantes que você pede comida pelo iFood possuem esse registro.

Formalizar seu negócio

Com o CNPJ, você poderá obter o alvará municipal e estadual de funcionamento e estar com sua atividade totalmente legalizada diante da União.

Emitir notas fiscais

Para quem deseja ter uma empresa séria, emitir NF é mais do que necessário. Ela é fundamental para o recolhimento de obrigações tributárias e evitará que sonegue algum imposto e tenha problemas futuros com a Receita Federal.

Em dia com a Receita Federal

Nada melhor que formalizar seu negócio e evitar possíveis prejuízos e até o cancelamento do mesmo. A formalização trará mais segurança para que você possa evoluir e expandir suas atividades.

Empréstimos para empresas

Possuindo um CNPJ, você tem desde descontos na linha telefônica à linha de créditos em instituições financeiras, empréstimos com juros baixos e, até mesmo, benefícios para aquisição de veículos. 

Participar de Licitações

Uma grande vantagem de possuir empresa é participar das licitações para oferecer serviços ao governo, bastando apenas que ela esteja totalmente regularizada e com todas obrigações em dia.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar