As novas ferramentas de suporte do Google vão fazer muita diferença par aos usuários no dia a dia

O Google passa por atualizações constantes de modo a aprimorar a experiência dos usuários. A plataforma conta com uma variedade de ferramentas criadas para atender demandas específicas. Opções como o GBoard, Emoji Kitchen e algumas ferramentas de acessibilidade são exemplos recentes de adequação. 

publicidade
Nova atualização do Google traz melhorias às ferramentas de apoio; veja quais
Nova atualização do Google traz melhorias às ferramentas de apoio; veja quais. (Imagem: Freepik)

Atualização do Google resumida

Enquanto o GBoard será incrementado com novas figurinhas de texto, o Emoji Kitchen ganhará novas combinações. Por outro lado, as ferramentas de acessibilidade serão amparadas por recursos direcionados a pessoas com problemas de audição e visão. Acompanhe os detalhes a seguir!

GBoard (teclado)

Gboard (Android e iOS) é o aplicativo de teclado virtual dedicado da Google. Através do aplicativo, é possível utilizar ferramentas como digitação por voz e gestos, escrita a mão, tradução simultânea, extensão de teclado e até mesmo suporte para digitação multilíngue. Dessa forma, o teclado virtual da Google oferece aos seus usuários um conjunto de ferramentas que podem aprimorar a experiência com escrita e digitação no celular.

publicidade

Além disso, o Gboard é componente do pacote de aplicativos da Google instalados por padrão em dispositivos Android, sendo assim, uma alternativa ao teclado virtual pré-instalado no celular. O app também possui sua versão disponível para dispositivos iOS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com as novas mudanças, a ferramenta permitirá que o usuário transforme palavras em imagens com figurinhas personalizadas de texto. Por ora, o recurso está disponível somente para celulares Pixel, mas em breve chegará para todos os usuários do GBoard, inicialmente em inglês. 

Emoji Kitchen do Google

Uma das funcionalidades mais divertidas do Gboard é o Emoji Kitchen, popularmente conhecido como “misturador de emojis”. A função nasceu em fevereiro de 2020 e, desde então, recebe novas variações frequentemente, dando mais espaço para expressividade nos papos de vários aplicativos, incluindo WhatsApp, Instagram, Messenger ou Telegram.

publicidade

Para misturar figurinhas no Gboard, entre num aplicativo de mensagens ou rede social, acesse a bandeja de emojis no botão simbolizado por um “😊” na parte de baixo do teclado e selecione uma figurinha.

Se ela estiver disponível para misturas, as opções serão destacadas na parte de cima do teclado. Para fazer uma mistura, basta selecionar a outra figurinha que deseja mesclar.

Nesta ferramenta, o Google decidiu acrescentar novos mashups de emojis. A partir de agora serão mais de 1.600 combinações para escolher. Em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQ, novas figurinhas de arco-íris serão incluídas no Emoji Kitchen. 

Recursos de acessibilidade 

Por fim, no que compete aos recursos de acessibilidade do Google, a ferramenta “Amplificador de Som” agora tem capacidade de ampliar ou filtrar os sons ao redor conforme a necessidade da pessoa que sofre com a perda auditiva. A atualização ainda oferece uma redução aprimorada de ruído de fundo. 

publicidade

Com a atualização, o app Lookout — Assisted Vision do Google vai oferecer o modo Imagem, permitindo que pessoas com baixa visão ou nenhuma, possam entender melhor o mundo ao seu redor. O app usa aprendizado de máquina para criar descrições de imagens e as ler para o usuário, e pode ser aberto em qualquer aplicativo. Em outra novidade muito útil, o Lookout agora pode ser usado offline.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar