Real Digital: quando será lançado e como vai funcionar a moeda virtual?

O Real Digital finalmente chegará em julho de 2022. A emissão de dinheiro para a população, contudo, só deve acontecer em 2023. Ainda não se sabe muitos detalhes sobre o estágio de desenvolvimento das criptomoedas no Brasil.

publicidade
Real Digital chegará em breve ao Brasil. (Imagem: Agência Senado)

Ainda assim, espera-se que a novidade “melhore a eficiência do mercado de pagamentos de varejo, promovendo a competição e a inclusão financeira da população ainda carente”.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o valor do Real Digital será baseado no Sistema de Transferência de Reservas (STR), plataforma para a liquidação final de todos os passivos financeiros no Brasil.

publicidade

A história do Real Digital até agora

Em novembro de 2020, o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, confirmou que o Brasil terá uma moeda digital desenvolvida pelo Banco Central, diferente de versões como Bitcoin ou outras criptomoedas, com um modelo chamado “criação de uma moeda digital”. Como já se sabe, essa moeda será chamada de Real Digital.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No início do mês, Roberto Campos Neto também disse que o Real Digital deve lançar sua versão piloto em meados de 2022, expectativa que deve se concretizar com a chegada da moeda no segundo semestre do ano. Hoje em dia, vemos que o planejamento atrasou um pouco, mas ainda segue em andamento.

Campos Neto ainda comentou que houve um avanço considerável na implementação do chamado plano de realidade digital. Segundo ele, além da nova moeda, a agência também trabalha na ampliação da presença do Open Banking no país por meio da chegada do “Open Health”.

publicidade

Ele discutiu o assunto em evento promovido pela XP Investimentos, informando que o desenvolvimento da moeda digital está em “estágio avançado” e poderá ser apresentado formalmente em 2022 ou 2023, sem data definida, mas é uma possibilidade.

Por enquanto, a moeda virtual ainda é desconhecida, mas o BC reiterou que o Real Digital será diferente do Bitcoin e espera-se que o dinheiro virtual seja apenas uma extensão da moeda física ao invés da criptomoeda – reduzindo custos de impressão e permitindo que cidadãos familiarizados com o digital meios de comunicação.

Vale lembrar que os pagamentos digitais cresceram significativamente durante a pandemia, sugerindo que as pessoas estão optando por fazer pagamentos eletrônicos por meio de smartphones, mantendo um alto nível de segurança e proteção na troca de informações.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar