Apple terá carro com realidade virtual e patente já está registrada; saiba o que vem por aí!

Agora parece que a Apple entrou de vez no mercado de automóveis. A empresa registrou uma nova patente inesperada sobre um projeto de carro elétrico com Realidade Virtual (VR). Cheio de tecnologia, o veículo ainda seria autônomo, dispensando a necessidade de um motorista.

publicidade
carro elétrico com Realidade Virtual
Patente de carro autônomo (Imagem: Reprodução / Apple)

O projeto do carro parece ser bem audacioso e bem a frente das opções que temos no mercado hoje. Segundo os documentos que a empresa divulgou, o sistema multimídia do veículo permitiria até que  seus passageiros participassem de reuniões diretamente do carro.

Como funciona a tecnologia do carro com Realidade Virtual?

Realidade virtual é o termo usado para se referir a um ambiente virtual no qual o usuário pode ser inserido e interagir como se estivesse presente. O princípio básico dessa tecnologia é a sensação de “real”, onde além de estar lá o usuário se sente como se tivesse lá. Obviamente, a imersão necessária para que isso aconteça envolve áudio, vídeo e, em alguns casos, até feedback tátil que sejam de qualidade e bem sincronizados uns com os outros.

publicidade

Várias empresas já têm mostrado interesse nessa área fazendo as implementações mais loucas que se pode imaginar. Mas, agora, a Apple vai entrar na jogada com algo bem prático: um sistema de VR multipropósito embutido num carro autônomo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A ideia consiste no seguinte: um carro que se autodirige enquanto o passageiro, que antes era motorista, pode aproveitar os recursos do veículo para se divertir ou até mesmo trabalhar. 

Nos desenhos divulgados no documento, podemos ver o carro sem ninguém dirigindo e as paisagens que o óculos VR simulam. Você pode estar passando por um deserto enquanto seu carro te mostra paisagens de um campo esverdeado, por exemplo. Já outra ilustração, mostra que seria possível participar de reuniões utilizando a tecnologia para mudar o cenário.

publicidade

A experiência completa

Buscando a máxima imersão possível, a experiência 4D da Apple ainda vai contar com um sistema de HVAC, controle de ambiente, que poderia ser utilizado para criar fidelidade em relação aos ambientes gerados nas imagens.

E completando tudo isso temos um sistema surround realista e assentos com movimentos independentes.

Com todos os componentes sendo de primeira linha, a empresa promete uma experiência mais do que agradável independente do uso. Infelizmente, não temos informações sobre hardware  e conectividade, mas é plausível assumir que até games online poderão ser jogados durante as viagens.

Por se tratar apenas de uma patente não dá para garantir nem se o carro sairá do papel, mas esse certamente é um projeto empolgante!

publicidade

Já pensou entrar no metaverso de sua escolha enquanto viaja?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar