Banco Central permite sacar valores a receber de bancos; aprenda como

Depois de vários imprevistos, finalmente vai ser possível sacar os valores a receber de bancos. A função já foi liberada desde segunda-feira (7). Agora, quem tem “dinheiro esquecido” em instituições financeiras já vai poder fazer a consulta grátis e pedir o resgate dos valores. A transação pode ser feita online de maneira simples.

publicidade
sacar os valores a receber
Consultar e sacar os valores a receber (Imagem: MART PRODUCTION no Pexels)

Segundo o Banco Central, um total de 28 milhões de clientes – incluindo pessoas físicas e empresas – devem sacar cerca de R$4 bilhões de reais. Até a última sexta-feira, quase 117 milhões de clientes haviam consultado o sistema do BC a procura de informações sobre os valores, das quais cerca de 26 milhões possuíam.

Quando consultar e resgatar os valores

Tanto a consulta, quanto o resgate, são feitos exclusivamente através do site Valores a Receber, do Banco Central. As consultas devem seguir o calendário oficial que leva em consideração a data de nascimento da pessoa (no caso de empresas é levada em consideração a data de criação da mesma).

publicidade

Calendário do Valores a Receber:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Pessoas nascidas, ou empresas abertas, antes de 1968 terão uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. Data de repescagem é 12/3;
  • Pessoas nascidas, ou empresas abertas, entre 1968 e 1983 terão uma janela de  14/3 a 18/3. Data de repescagem é 19/3;
  • Pessoas nascidas, ou empresas abertas, após 1983 terão uma janela de 21/3 a 25/3. Data de repescagem é 26/3;

Os usuários que perderem a data de agendamento poderão entrar no site e solicitar um novo acesso. Assim, será gerada uma nova data para o retorno. 

publicidade

Já aqueles que perderem a repescagem poderão fazer uma nova consulta a partir do dia 28/03/2022.

Vale lembrar também que caso você não consiga resgatar o dinheiro no prazo, ele vai continuar lá até que você solicite.

Em 2 de maio, as consultas para uma nova fase serão abertas.

Como sacar os valores a receber

A primeira coisa a fazer é se certificar das datas mencionadas ali em cima, uma vez na sua data basta ir até o site Valores a Receber, que irá te permitir ver se existe dinheiro seu em alguma instituição financeira. Nesse primeiro acesso o valor não será mostrado.

publicidade

Depois disso, o cliente vai receber uma data e período para consultar o saldo e fazer a solicitação de saque (melhor anotar em um lugar seguro para não esquecer).

O próximo passo envolve a utilização da sua conta Gov.br: ela deve ter nível prata ou ouro. Então, é melhor fazê-la com antecedência para cumprir todos os requisitos e subir até uma dessas duas categorias.

Por fim, será possível consultar:

  • Valor a receber;
  • Instituição que deve devolver o valor;
  • Origem (tipo) do valor a receber; e
  • Informações adicionais, quando for o caso.

Aí, então, só resta fazer a solicitação da maneira que mais te agradar. No momento, o recebimento via Pix é uma das opções mais cômodas e tem um prazo de até 12 dias útei.

Nesse caso, é só escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais. Recomendamos também que guarde o número do protocolo para o caso de possíveis problemas.

E aí, já conferiu quanto você tem para resgatar?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar