Banco Pan confirma vazamento de dados de clientes na área de cartões

O Banco Pan confirmou um vazamento de dados de clientes na área de cartões. De acordo com um comunicado do banco, não foram expostos detalhes completos do cartão, PINs ou quaisquer dados que pudessem representar um risco financeiro imediato para os clientes.

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Banco Pan confirma vazamento
Banco Pan confirma vazamento de dados. (Imagem: Reprodução)

No sábado (16), o Banco Pan (BPAN4) confirmou que os dados do cartão de seus clientes vazaram parcialmente.

De acordo com nota divulgada pelo banco nesta sexta-feira (15), houve cópias não autorizadas de dados cadastrais, limites disponíveis e saldos devedores, sem dados completos do cartão, senhas ou quaisquer dados que pudessem indicar risco financeiro, enviados diretamente aos clientes.

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Segundo a instituição financeira, nenhum dado da conta corrente foi comprometido e não houve violação da infraestrutura do banco:

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“Descobrimos recentemente uma fraqueza na plataforma de um provedor de tecnologia, que é usada em centros de atendimento ao cliente no espaço de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para corrigir a vulnerabilidade imediatamente e contratamos especialistas independentes para recomendar uma análise completa”.

No final do ano passado, o banco contava com mais de 17,1 milhões de clientes. O lucro líquido da agência em 2021 será de 775 milhões de reais.

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Até agora, o fornecedor de software que deveria ser a fonte do vazamento de dados “corrigir agora”. Em nota, a empresa mencionou que contratou um “perito profissional independente para realizar uma análise abrangente do incidente”.

Embora não haja uma versão oficial do número de clientes afetados, o vazamento foi confirmado. Um documento de fonte anônima mostra que os dados de 64 mil titulares associados ao banco foram comprometidos.

Banco Pan confirma vazamento: milhões de contas podem estar comprometidas

Dicas anônimas citaram 22 milhões de contas comprometidas. O Banco Pan rebateu que essa estimativa estava errada. De acordo com os últimos números de desempenho financeiro da agência, a base de usuários chegará a 17,1 milhões.

Os dados vazados incluíam fundos de previdência, datas de nascimento, endereços, números de contas, informações de cartão de crédito, saldos bancários e valores de faturas.

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Apesar da violação de segurança, o banco ressaltou que as contas correntes dos clientes não foram comprometidas. A infraestrutura e os sistemas da empresa também não foram comprometidos e os dados e senhas de cartão de crédito não foram totalmente comprometidos – colocando os usuários em risco.

“Ressaltamos que a segurança da informação é nossa principal prioridade e todas as autoridades foram notificadas”, concluiu o Banco Pan em comunicado.

Invasão permite acesso ao e-mail do Banco Pan

Os invasores obtiveram acesso inadequado aos dados dos clientes explorando falhas de segurança em contas de e-mail usadas para processar dados de usuários, inclusive registrando novas contas.

Depois de listar todos esses endereços, os hackers hackearam as senhas e obtiveram informações pessoais.

De um dos scripts que extraíam os dados dos clientes, os hackers alegaram ter obtido informações sobre os 22 milhões de usuários do Banco Pan.

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