Carros Ford serão conectados aos semáforos em nova tecnologia; saiba como será!

Uma tecnologia inovadora testada pela montadora de veículos poderá salvar muitas vidas. Carros Ford serão conectados aos semáforos e poderão ter caminho livre em casos de emergências como no resgate e atendimento a feridos ou ocorrências policiais.

publicidade
O Ford Kuga Plug-In Hybrid foi utilizado nos testes da montadora (Imagem: Ford/Divulgação)

Veículos Ford e semáforos acelerando resgates

Os objetivos da nova tecnologia entre veículos Ford e semáforos inteligentes são vastos, mas com um destaque principal para a possibilidade no trânsito mais rápido para veículos prioritários.

Conforme informações publicadas pela Ford, essa conectividade entre os semáforos com os veículos poderiam abrir caminhos para ambulâncias, bombeiros e veículos da polícia e acelerar o fluxo para um melhor atendimento a população.

publicidade

“Em emergências, qualquer coisa que faça com que os socorristas diminuam os efeitos da rapidez com que eles podem chegar ao local”, a empresa também “testou tecnologia de semáforo conectada que poderia automaticamente ficar verde para oferecer rotas mais claras para ambulâncias, bombeiros e veículos policiais.” 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Outro ponto de interesse é a possibilidade de melhora no trânsito em geral, com “o sistema enviando as informações sobre o tempo de luzes vermelhas e verdes para outros veículos, melhorando o fluxo de tráfego”, reduzindo drasticamente os congestionamentos.

O objetivo focal para a tecnologia é mais amplo de acordo com a Ford

Segundo a empresa, além dos objetivos citados acima, a tecnologia poderia ser integrada com veículos de outras marcas futuramente.

Com a expansão da produção de carros elétricos e inteligentes de fábricas como a Tesla e a Volks, noticiado pelo Bit Magazine, os benefícios seriam de todo o sistema logístico.

publicidade

“O teste faz parte de um grande projeto para explorar os benefícios de reunir veículos automatizados e conectados com infraestrutura em rede.”

Teste eficiente, mas ainda limitado

O teste ocorreu em uma região da Alemanha, chamada Aachen, sendo utilizados oito semáforos consecutivos. Apesar de ter um tamanho reduzido, a área de testes funcionou para verificar como funciona o conceito criado pela montadora de carros.

Um exemplar específico de veículo Ford foi usado nos testes, representando todos os papéis propostos, tanto carros de passeio como de serviços essenciais. 

“O veículo de teste Ford Kuga Plug-In Hybrid, equipado com unidades a bordo (para comunicação com a infraestrutura) e hardware protótipo de controle rápido (para executar o software no veículo), atuou como ambulância e veículo de passageiros para os diferentes cenários de teste.”

publicidade

Os testes foram feitos com o apoio do governo alemão, “como parte do projeto Corridor for New Mobility Aachen-Düsseldorf (ACCorD)”, financiado pelo Ministério Federal alemão digital e transportes, apoiado pela Universidade RWTH Aachen, Vodafone e a cidade de Aachen. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar