O projeto ambicioso da Volkswagen para sufocar a Tesla

Melhor conjunção entre os trabalhadores e os dispositivos automatizados para amplificar o desempenho fabril. A Volkswagen pretende alcançar a Tesla com um plano ambicioso e adquirir vantagens no mercado de carros elétricos, considerado o futuro de toda a indústria automotiva.

publicidade
Volante de veículo Volkswagen (Imagem: Julian Hochgesang/Unsplash)
Otimização em linhas de montagem para enfrentar concorrência (Imagem: Julian Hochgesang/Unsplash)

Melhorar a produção para manter fatia de mercado: o plano da Volkswagen para sufocar a Tesla

Essa é a ideia por trás do plano ousado da Volkswagen. Segundo declarações da Tesla, ela leva em média 10h para produzir um de seus veículos, enquanto a companhia alemã pode gastar mais que o dobro de tempo para construir seu modelo elétrico.

Para os “antigos” membros do mercado automobilístico, melhores resultados serão alcançados com uma linha de produção mais efetiva, onde são necessárias uma melhor integração entre os trabalhadores humanos e as máquinas modernas oferecidas nas estações de trabalho.  

publicidade

Em declaração recente publicada pela Forbes, o diretor de produção da Volkswagen, Christian Vollmer ressalta os objetivos da empresa em ganhar na otimização de produção:

“Nossa meta é clara. Queremos definir o padrão com nossa produção, se chegarmos nas 10 horas (tempo de produção do veículo), teremos alcançado algo grande.”

Apesar de disparidades na cadeia de produção, a Volkswagen tem uma clara vantagem no mercado

Em questão de volume de produção, a Volkswagen só perde como montadora para a japonesa Toyota, enquanto no mercado europeu de veículos elétricos, sua fatia é de 25% contra apenas 13% da norte-americana Tesla.

Apesar do histórico favorável, a montadora alemã sente a necessidade de melhorar sua taxa de produção desses veículos para se manter a frente da concorrente pelo menos no velho continente, com diversas ações, incluindo novos métodos e retirada de conteúdo desnecessário dos veículos.

publicidade

Expectativa de produção X vendas efetivas

Projeções e metas são dados futuros, mas é importante lembrar dos valores reais da produção de qualquer bem, a venda efetiva. 

A fábrica Tesla vem tirando o sono da Volkswagen, considerando as projeções da JPMorgan, a possível produção ficaria em torno de 54 mil neste ano, 280 mil no seguinte e até 500 mil em 2025 (um crescimento robusto, mas que não necessariamente reflete em número de vendas).

Só a Volkswagen, com sua velocidade de produção três vezes menor — antes dos ajustes propostos pela montadora — no ano passado, “vendeu 452 mil veículos elétricos no mundo”.

Sendo bem feita, com as mudanças na linha de veículos elétricos da Volkswagen, sua taxa de produção ficaria mais próxima da Tesla e facilitaria a difícil batalha para manter sua fatia de mercado intacta ou em crescimento.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar