Celular mostrando adaptador USB conectado e desconectado: como resolver?
Já se deparou com seu celular mostrando “adaptador USB conectado e desconectado”? Se sim, saiba que existe uma causa para isso, mas também uma solução prática. A seguir, te contamos qual é!
![adaptador usb celular](https://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2024/05/adaptador-usb-celular.jpg)
Por que meu celular está mostrando adaptador USB está conectado e desconectado?
Antes de mais nada, vamos entender por que isso acontece nos celulares Android. Dentre as principais causas, podemos citar:
- Talvez você tenha esquecido de tirar o cabo USB do celular, ou o deixou no aparelho sem ligar a outra ponta na tomada, ou em outro aparelho;
- Pode ser que tenha sujeira na entrada do USB do celular, e isso faz com que ele pense que está sendo conectado ou desconectado;
- Às vezes, um erro no sistema do telefone faz com que ele mostre essas mensagens de adaptador USB conectado e desconectado;
- O carregador que você está usando pode não ser o mais adequado para o seu celular, talvez por ter uma voltagem muito baixa ou por não ser compatível;
- A entrada USB do seu aparelho pode estar configurada de maneira errada.
Como resolver a mensagem de adaptador USB conectado e desconectado?
Agora que entendemos as possíveis causas de seu celular Android avisar que o USB está sendo conectado e desconectado o tempo todo, vamos ver algumas dicas para tentar resolver esse problema!
1 – Desconecte o cabo quando acabar de carregar
A princípio, se você deixar o cabo USB plugado no celular mesmo depois de desligar ou tirar da tomada, ou do outro aparelho, o celular pode pensar que você está sempre colocando e tirando o fio.
![](https://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2024/05/androidpit-usb-type-c-scaled.jpg)
Isso pode fazer com que ele mostre a mensagem de que o adaptador USB está conectado e desconectado várias vezes. Por isso, é melhor sempre tirar o cabo do telefone quando você não estiver usando.
2 – Limpe a porta USB
Com o tempo, a entrada USB no seu celular pode juntar sujeira, como fiapos e poeira. Essa sujeira pode fazer o celular pensar que o adaptador USB está sendo conectado e desconectado, mesmo que você não esteja mexendo nele.
Para limpar, você pode usar um pano macio. Se a sujeira estiver dentro da entrada, use algo fino e pontudo, como um alfinete, com cuidado para não danificar. Lembre-se de limpar ao redor da entrada também.
3 – Limpe o cachê e as configurações USB
De mesmo modo, as configurações USB do seu celular também guardam alguns dados temporários, chamados de cachê, para funcionar melhor.
![](https://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2024/05/entrada-usb-c-de-celular.jpg)
Porém, se essas informações ficarem corrompidas, podem fazer com que o celular mostre mensagens de que o USB está sendo conectado e desconectado direto.
Para resolver isso, você pode limpar esse cachê e as informações das configurações USB do seu Android. Para fazer, siga o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, abra as Configurações e toque em ‘Aplicativos‘;
- Em seguida, clique no ícone ‘Filtrar e classificar‘;
- Então, ative o botão ‘Mostrar aplicativos do sistema‘ e clique em OK;
- Agora, role para baixo e toque em ‘USBSettings‘;
- Feito isso, selecione a opção ‘Armazenamento‘;
- Agora, primeiro selecione ‘Limpar cachê‘;
- Por último, clique em ‘Limpar dados‘. Quando solicitado, selecione ‘Excluir‘.
4 – Use o carregador próprio para seu celular
No entanto, se você está usando um carregador de outra marca para carregar seu celular, isso pode causar problemas. Um desses problemas é receber mensagens o tempo todo dizendo que o adaptador USB está conectado e desconectado.
Isso pode acontecer porque o carregador não tem energia suficiente para o seu celular.
![](https://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2024/05/carregador-usb-c.jpg)
Enfim, o melhor é usar o carregador original que veio com o celular. Se você não tiver mais ele, é uma boa ideia comprar outro diretamente do fabricante do seu aparelho.
Com essas dicas, eliminar as mensagens de erro vão ficar mais fáceis. Agora, caso o problema persista, o ideal é procurar a loja oficial do seu aparelho para entender se é algum outro tipo de problema.
Para mais dicas como essa, siga acompanhando nosso canal Bit Responde, aqui no portal!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.