Celular mostrando adaptador USB conectado e desconectado: como resolver?

Kawane Licheski

15 de maio de 2024

Já se deparou com seu celular mostrando “adaptador USB conectado e desconectado”? Se sim, saiba que existe uma causa para isso, mas também uma solução prática. A seguir, te contamos qual é!

publicidade
adaptador usb celular
Fonte: Pexels

 

Por que meu celular está mostrando adaptador USB está conectado e desconectado?

Antes de mais nada, vamos entender por que isso acontece nos celulares Android. Dentre as principais causas, podemos citar:

publicidade
  • Talvez você tenha esquecido de tirar o cabo USB do celular, ou o deixou no aparelho sem ligar a outra ponta na tomada, ou em outro aparelho;
  • Pode ser que tenha sujeira na entrada do USB do celular, e isso faz com que ele pense que está sendo conectado ou desconectado;
  • Às vezes, um erro no sistema do telefone faz com que ele mostre essas mensagens de adaptador USB conectado e desconectado;
  • O carregador que você está usando pode não ser o mais adequado para o seu celular, talvez por ter uma voltagem muito baixa ou por não ser compatível;
  • A entrada USB do seu aparelho pode estar configurada de maneira errada.

Como resolver a mensagem de adaptador USB conectado e desconectado?

Agora que entendemos as possíveis causas de seu celular Android avisar que o USB está sendo conectado e desconectado o tempo todo, vamos ver algumas dicas para tentar resolver esse problema!

1 – Desconecte o cabo quando acabar de carregar

A princípio, se você deixar o cabo USB plugado no celular mesmo depois de desligar ou tirar da tomada, ou do outro aparelho, o celular pode pensar que você está sempre colocando e tirando o fio.

Fonte: Shutterstock

 

Isso pode fazer com que ele mostre a mensagem de que o adaptador USB está conectado e desconectado várias vezes. Por isso, é melhor sempre tirar o cabo do telefone quando você não estiver usando.

2 – Limpe a porta USB

Com o tempo, a entrada USB no seu celular pode juntar sujeira, como fiapos e poeira. Essa sujeira pode fazer o celular pensar que o adaptador USB está sendo conectado e desconectado, mesmo que você não esteja mexendo nele.

Para limpar, você pode usar um pano macio. Se a sujeira estiver dentro da entrada, use algo fino e pontudo, como um alfinete, com cuidado para não danificar. Lembre-se de limpar ao redor da entrada também.

3 – Limpe o cachê e as configurações USB

De mesmo modo, as configurações USB do seu celular também guardam alguns dados temporários, chamados de cachê, para funcionar melhor.

Fonte: Reprodução / TechTudo

 

Porém, se essas informações ficarem corrompidas, podem fazer com que o celular mostre mensagens de que o USB está sendo conectado e desconectado direto.

Para resolver isso, você pode limpar esse cachê e as informações das configurações USB do seu Android. Para fazer, siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, abra as Configurações e toque em ‘Aplicativos‘;
  2. Em seguida, clique no ícone ‘Filtrar e classificar‘;
  3. Então, ative o botão ‘Mostrar aplicativos do sistema‘ e clique em OK;
  4. Agora, role para baixo e toque em ‘USBSettings‘;
  5. Feito isso, selecione a opção ‘Armazenamento‘;
  6. Agora, primeiro selecione ‘Limpar cachê‘;
  7. Por último, clique em ‘Limpar dados‘. Quando solicitado, selecione ‘Excluir‘.

4 – Use o carregador próprio para seu celular

No entanto, se você está usando um carregador de outra marca para carregar seu celular, isso pode causar problemas. Um desses problemas é receber mensagens o tempo todo dizendo que o adaptador USB está conectado e desconectado.

Isso pode acontecer porque o carregador não tem energia suficiente para o seu celular.

Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Enfim, o melhor é usar o carregador original que veio com o celular. Se você não tiver mais ele, é uma boa ideia comprar outro diretamente do fabricante do seu aparelho.

Com essas dicas, eliminar as mensagens de erro vão ficar mais fáceis. Agora, caso o problema persista, o ideal é procurar a loja oficial do seu aparelho para entender se é algum outro tipo de problema.

Para mais dicas como essa, siga acompanhando nosso canal Bit Responde, aqui no portal!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.