Cientistas revelam quando os anéis de Saturno irão desaparecer

Os famosos e apreciados anéis de Saturno não irão envolver o planeta para sempre. É o que apontam os estudos feitos por alguns cientistas. Esta composição icônica formada por gelo, rocha e poeira já começou a se desfazer lentamente, dando indícios de quando irá desaparecer completamente.

publicidade
Cientistas revelam quando anéis de Saturno irão desaparecer
Cientistas revelam quando anéis de Saturno irão desaparecer. (Imagem: Pixabay)

Porém, a atual população terrestre – em especial os amantes do espaço – ainda terão a chance de observá-los durante todo o seu tempo de vida. A estimativa para o desaparecimento envolve algumas centenas de milhares de anos. Não é possível informar uma data precisa, tendo em vista que até hoje os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre como esses anéis se formaram. 

De toda forma, eles são responsáveis por fazer com que o planeta de Saturno seja instantaneamente reconhecido se tratando do sistema solar no qual o planeta Terra está inserido. Acredita-se que os famosos anéis irão desaparecer por culpa da “chuva do anel”, um processo autodestrutivo.

publicidade

Segundo estudos feitos por astrônomos e divulgados pelo The Atlantic, este processo quer dizer que determinadas partes do cinturão que envolve o planeta estão sendo, de alguma forma, perturbadas e puxadas para Saturno com o impulso da gravidade. O resultado final e caótico é a pulverização. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tempo de vida dos anéis de Saturno

Estima-se que cerca de dez toneladas da matéria que compõe os anéis de Saturno caem no próprio planeta a cada segundo que passa. No intuito de entender melhor a situação deste composto, a NASA os estudou intensivamente por meio da missão Cassini.

Desta forma, foi possível identificar que no índice de degradação no qual os anéis se encontram atualmente. A probabilidade é para que o desaparecimento total aconteça dentro de 300 milhões de anos. 

publicidade

No entanto, as partes centrais dos anéis podem conter menos de 100 milhões de anos de vida. Para os seres humanos, as estimativas ainda permitem muitos anos de estudos, considerando que ainda os anéis de Saturno ainda estão nas etapas iniciais de vida. Mas, se tratando do cenário espacial, é um tempo extremamente ligeiro. 

A estimativa é de que, hoje, os anéis tenham entre 10 milhões a 100 milhões de anos. Para entender melhor a relação de tempo, é importante saber que os dinossauros viveram na Terra há 66 milhões de anos, enquanto a Terra possui 4,543 bilhões de anos. 

Composição e características dos anéis de Saturno 

Após numerosas pesquisas, foi possível identificar que os anéis de Saturno são feitos, sobretudo, de partículas de gelo de água, assim como alguns detritos de rocha e poeira. Este é o maior e mais extenso sistema de anéis de todo o sistema solar da Terra.

Estes anéis tendem a ser bastante densos, principalmente os centrais que se estendem entre 4.300 milhas de distância a 50 mil milhas de distância do equador de Saturno. A espessura local estimada deles fica entre dez metros a um quilômetro. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar