Como creditar vídeos no TikTok

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas hoje. O aplicativo faz tanto sucesso que o número de horas de vídeo assistidas nela chega a ultrapassar os números do YouTube em nichos específicos. Mas, ultimamente, a plataforma vem investido em ainda mais recursos para complementar a experiência dos seus usuários, incluindo a opção de creditar vídeos no TikTok.

publicidade
creditar vídeos no TikTok
TikTok agora permite dar crédito em vídeos (Imagem: Reprodução / TikTok)

O recurso vai facilitar aos usuários marcar os perfis dos vídeos originais que inspiraram suas próprias criações e assim criar uma cultura de creditar trabalhos para evitar plágios na plataforma. Já existe uma opção de marcar perfis, mas segundo o TikTok a nova creditação deve dar mais liberdade aos criadores de conteúdo.

Aprenda a creditar vídeos no TikTok

A nova opção deve funcionar com o sistema que vemos nos filtros – onde o nome do autor original fica na página principal, só que de maneira mais enfática. Além disso, a nova opção deve focar em vários tipos de produção (dancinhas, piadas, memes, áudios, etc.).

publicidade

O recurso pode ser acessado ao terminar de criar ou editar o conteúdo na plataforma. Antes de postar seu conteúdo será possível ver o botão com um ícone de “vídeo” que ao ser clicado vai mostrar uma tela com vídeos  relacionados (conteúdos aos quais tenha gostado, favoritado, postado ou usado o mesmo som).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Basta apenas escolher qual vídeo creditar e ao finalizar a postagem do seu conteúdo aquele vídeo terá um link automático com menção na legenda no formato de uma etiqueta. 

O processo é bem simples e ao ser terminado a pessoa creditada receberá uma notificação avisando sobre o crédito. Tem muita coisa que ainda não foi clarificada sobre como tudo isso vai funcionar e ainda não se sabe se será possível, por exemplo, bloquear seu conteúdo de ser creditado.

publicidade

Cópia do remix?

O novo recurso parece bem similar à função de remix no YouTube Shorts, que por sua vez, é uma cópia do próprio TikTok. O remix funciona quase da mesma maneira, atribuindo de forma automática (essa sendo a única diferença notável entre ele a nova ferramenta do TikTok) a creditação referente ao autor original do conteúdo.

Esses recursos são um passo importante em nosso compromisso contínuo de investir em recursos e experiências de produtos que apoiam uma cultura de crédito, fundamental para garantir que o TikTok continue sendo um lar para a expressão criativa“, explicou Kudzi Chikumbu, diretor da Comunidade de Criadores do TikTok.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar