Como observar o alinhamento planetário que começou nesta semana

Começou nesta semana um alinhamento planetário raríssimo que pode ser observado nos céus noturnos. É possível ver a aproximação de Júpiter, Marte, Saturno e Vênus durante os fins da madrugada. Confira aqui o que é e como observar o alinhamento planetário!

publicidade
como observar o alinhamento planetário
O alinhamento planetário no dia24 de abril, na Bahia (Imagem: Reprodução / Stellarium)

Além disso, estrelas como Alpha Centauri e a formação triangular de  Altair, Deneb e Vega (Triângulo de Verão) também irão dar as caras. Por volta das 5 horas da manhã, você sempre poderá encontrar Vega em direção norte, Alpha Centauri no Sul e ao Leste, entre às duas estrelas, será possível ver os planetas a olho nu.

Se prepare para ver Júpiter

O alinhamento já vinha acontecendo entre Vênus, Saturno e Marte, mas agora Júpiter está chegando agora para se juntar à festa, mesmo com a dificuldade que vai ser para enxergá-lo.

publicidade

O gigante gasoso vai subir aos céus apenas a partir das 4 horas da manhã e seu ângulo de ascendência não deve ultrapassar muito os 20°, de acordo com a grade azimutal. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Isso quer dizer que, devido a sua baixa altitude, é provável que a paisagem interfira na hora de observar o planeta, então procurar locais abertos e livres de obstruções, talvez até em terreno elevado, é o mínimo para se desfrutar desse evento.

Se planejar para o dia 24 de abril também é uma boa ideia, já que nesse dia Júpiter deve subir um pouco acima da linha do horizonte, dividindo o céu com a Lua.

publicidade

Como observar o alinhamento planetário?

Nas noites dos dias 30 de abril e 1 de maio, Marte e Saturno ainda estarão alinhados enquanto Júpiter e Vênus estarão em conjunção. Por esse motivo, especialistas no campo estão incentivando as pessoas que se interessam pelo tema a observar o evento principalmente entre os dias 24 de abril a 1 de maio, assim poderão ver de perto como os planetas se comportam.

Mais um espetáculo aguarda os curiosos e admiradores de eventos astrológicos. Além do alinhamento dos planetas, nessa mesma região deverá passar a chuva de meteoros Eta-Aquáridas, que já começou – mesmo tendo seu pico só em maio deve nos proporcionar algumas “estrelas cadentes”.

As previsões do tempo indicam que o céu estará nublado em várias regiões durante esses dias, mas mesmo assim é esperado que brechas nas formações das nuvens, ou desaparecimento completo delas por alguns minutos,  revelem o céu e todos os astros completamente.

Embora seja possível observar os planetas sem nenhum instrumento, é recomendado o uso de pelo menos um bom par de binóculos para se ter uma experiência melhor.

publicidade

Ei você? Vai acompanhar o alinhamento planetário e a chuva de meteoros com a gente? Comenta aí!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar