Funcionários da Twitch são presos por crime grave e plataforma corre risco

Hugo Cruz

6 de janeiro de 2022

Um possível esquema de lavagem de dinheiro usando o sistema de pagamentos da plataforma Twitch TV foi descoberto pela polícia turca e 40 suspeitos foram detidos, conforme relatado pelo IGN!

publicidade
Lavagem de dinheiro

Imagem: gamehall

Pessoas detidas por Lavagem de dinheiro usando a Twitch

De acordo com informações da agência de notícias Demirören News Agency , 40 pessoas foram presas em conexão com os golpes. Os suspeitos eram menores de idade.

Segundo o portal Middle East Eye, os streamers acusados tinham uma média muito pequena espectadores por transmissão, cerca de 40 ou 50 pessoas apenas, mas as  transações eram de milhares de dólares em bits, número ridiculamente alto considerando a quantidade de espectadores.

A suspeita é de que os possíveis criminosos estavam roubando cartões de crédito para comprar Bits, a moeda virtual utilizada na plataforma, e enviando aos streamers, que devolviam cerca de 70 a 80% do seu valor aos “espectadores”.

publicidade

A operação já vinha ocorrendo por anos

Pelo que foi informado essa era uma operação que vinha ocorrendo há pelo menos dois anos e estima-se que as vítimas tendo sido lesadas em cerca de 9.8 milhões de euros. Atualmente, o desfecho do caso será dado pelas autoridades turcas.

Leia mais: Gaules é um dos canais da Twitch mais assistidos do mundo

As suspeitas começaram no meio de outubro do ano passado, quando o streamer Ahmet “Jahrein” Sonuç anunciou no Twitter que tinha provas do esquema criminoso. Próximo ao vazamento de dados da Twitch, que ocorreu também em outubro.

Em novembro de 2021, a Twitch confirmou estar tomando medidas contra cerca de 150 streamers, especialmente da Turquia, que estariam no meio de um escândalo de lavagem de dinheiro que poderia chegar a mais de US$10 milhões em fundos lavados.

A polícia turca realizou a operação em 11 localidades e foi resultado de uma iniciativa do Ministério Público em Istambul.

No momento, há quatro suspeitos foragidos da polícia da Turquia e alguns dos streamers presos já confessaram o envolvimento. Ao que parece até o jogador profissional de Valorant Mehmet “cNed” İpek, campeão mundial pela Acend, foi acusado de estar envolvido por receber muitos Bits de um doador, identificado como um dos golpistas.

FONTES: IGN

Continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia AQUI! 💡 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.