Discord toma atitude inédita sobre a plataforma, mas recebe muitas reclamações dos usuários

Recentemente o Discord mudou toda a base de código do seu aplicativo Android para React Native, uma tecnologia open source (de código aberto) baseada no NodeJS (Javascript), com a intenção de melhorar o processo de desenvolvimento da aplicação através das diferentes plataformas, mas parece que a nova versão do Discord trouxe diversos problemas para os usuários.

publicidade
Nova versão do Discord
Nova tecnologia do Discord traz problemas para os usuários (Imagem: Reprodução / Discord)

Nova versão do Discord utiliza um framework multiplataforma

Na última segunda-feira (1), o Discord lançou a nova versão do seu aplicativo para smartphones Android. Segundo a empresa, eles decidiram refazer o aplicativo do zero utilizando uma nova tecnologia em ascensão, o React Native.

A ideia por trás da decisão era facilitar o desenvolvimento geral da plataforma, já que o React Native consegue produzir programas nativos tanto para Android quanto o iOS e torna relativamente fácil a transição para aplicações web (navegador).

publicidade
Imagem: Reprodução / Discord

A empresa fez uma postagem anunciando a novidade neste link!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nem tudo saiu como planejado

No papel, essa foi uma das melhores decisões da empresa. Já imaginou desenvolver um programa com todos os seus recursos e depois exportá-lo para as plataformas desejadas sem ter que alterar uma linha de código? O problema é que a realidade às vezes é um pouco dura.

publicidade

Apenas um dia depois do seu lançamento, a empresa foi recebida com uma enxurrada de reclamações, com uma boa parte delas sendo referente ao desempenho do aplicativo.

A promessa de “consistência de recursos entre plataformas” por um “processo de desenvolvimento de aplicativos centralizado e simplificado em Android, iOS e desktop” resultou em um aplicativo no mínimo “diferente” do que os usuários estão acostumados, mesmo que a interface não tenha mudado consideravelmente.

O maior problema foi a fonte usada

Além dos problemas com a fluidez do aplicativo, as reclamações mencionavam a sua lentidão, houve um grande número de bugs e principalmente as pessoas odiaram a nova fonte usada. Trata-se de uma fonte um pouco mais larga para ficar mais consistente com a versão do iOS.

É importante ressaltar, entretanto, que a maioria dos problemas relacionados a bugs foram relatados por pessoas com dispositivos de modelos mais antigos.

publicidade

Já o problema de fluidez do aplicativo é provavelmente algo facilmente resolvido com melhorias de otimização.

Talvez a nova versão do Discord nem seja tão ruim assim

Embora a maioria do feedback recebido pela empresa sobre a nova versão tenha sido negativa, a natureza dessas reclamações não indicam um problema grave com a tecnologia utilizada, pelo menos não o suficiente para o Discord fazer alterações nos seus planos.

Provavelmente, veremos em breve uma nova versão do aplicativo para iOS em React Native e correções de bugs e otimizações na versão Android.

E você, notou alguma diferença no aplicativo do Discord no seu celular Android? Deixe um comentário relatando a sua experiência!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar