Como prevenir a fraude digital na sua empresa?

Equipe Bitmag

22 de fevereiro de 2022

A fraude digital é um problema que as empresas vêm enfrentando desde os anos 90, e infelizmente só tem vindo a aumentar a cada ano que passa. De acordo com PWC’s Global Economic Crime and Fraud estima-se que a fraude custou às empresas globalmente 42 bilhões de dólares por ano.

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Tendo isto em mente, surge a necessidade de que as empresas adotem sistemas para detectar fraudes e evitar que as mesmas ocorram. Felizmente, existem muitas soluções de IA com OCR (​​Reconhecimento ótico de caracteres) que podem ser de grande ajuda no combate à fraude!

Neste blog vamos analisar a fraude nos dias de hoje, quais os tipos de fraude mais comuns e ainda apresentar algumas dicas de como você pode proteger os seus negócios.

Imagem: Reprodução

Qual é o estado atual da fraude nos dias de hoje?

A pandemia atual forçou muitas empresas a adaptarem os seus negócios para o online. Desta forma, é de se esperar que as empresas não consigam acompanhar todas as mudanças ao passar para um ambiente de trabalho mais online. Como resultado, as empresas estão mais vulneráveis para a ocorrência de fraudes. 

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Pense em toda a sua documentação circulando pela Web, muitos desses documentos têm pouca ou nenhuma proteção. E é assim que as empresas têm agora mais que nunca de proteger os seus dados.

Quais são os tipos de fraude mais comuns?

Existe uma grande variedade dos tipos de fraude que podem ocorrer na sua empresa, no entanto, vamos abordar os 3 tipos de fraude mais comuns, que são os seguintes:

  • Fraude de identidade
  • Fraude de recibos
  • Fraude de faturas

Fraude de identidade

A fraude de identidade é um dos tipos de fraude mais comuns. Refere-se ao ato de utilizar uma identidade roubada com o objetivo de receber algum tipo de benefício ou ganhos.

Os fraudadores conseguem obter o cartão de crédito da vítima e usam os dados para praticar atos não autorizados. Geralmente, a vítima só tem conhecimento do ato criminoso depois de ter causado danos financeiros.

Fraude de recibos

A fraude de recibos ocorre quando um funcionário comete falsificação ou faz duplicação de recibos para obter dinheiro ou uma recompensa. Pode ocorrer que os funcionários apresentem uma despesa pessoal como uma despesa comercial ou relacionada ao trabalho.

Outro exemplo é um funcionário criar um recibo falso para um produto ou serviço que não tenha comprado e assim apresentar para receber o dinheiro de volta.

Fraude de faturas

Nenhuma empresa está segura de ser vítima de fraude de fatura. Não interessa o quão pequena ou grande é a empresa, todos estão vulneráveis a tais ataques. Um exemplo de fraude de fatura é quando uma empresa é contactada por alguém que se diz ser um cliente ou um fornecedor.

Na maior parte dos casos, o fraudador cria uma fatura falsa com base no conhecimento da relação entre o comprador e o fornecedor. O fraudador procede em solicitar a alteração dos detalhes da conta bancária para poder induzir a empresa em erro e assim transferir o dinheiro para a conta do fraudador.

Como as empresas podem evitar a fraude?

Não há dúvidas de que as empresas devem identificar de onde vêm as perdas e evitar fraudes. Combater a fraude não é uma tarefa fácil, os fraudadores sabem muito bem como aproveitar a vulnerabilidade das empresas utilizando técnicas cada vez mais sofisticadas.

Tendo isso em conta, vamos passar agora apresentar 4 maneiras de proteger a sua empresa, que são:

  • Formação antifraude
  • Conheça bem os seus parceiros de negócio
  • Examinar contas bancárias comerciais
  • Implementação de uma tecnologia adequada

Formação antifraude

Todos os funcionários dentro da empresa devem estar cientes do risco de fraude, assim como dos tipos de fraude que podem ocorrer e consequências associadas. Assim, os funcionários que planejam cometer fraude saberão que a gerência está observando e impedidos de cometer fraude. Já os funcionários honestos que não se sentem tentados a cometer fraude também estarão cientes de possíveis sinais de fraude ou de roubo.

É de extrema importância que os funcionários detectem a fraude e saibam como agir quando há suspeita de fraude. Desta forma as empresas conseguem criar uma cultura antifraude, onde cada funcionário é igualmente responsável. Este tipo de cultura só pode beneficiar as empresas e resultar em uma diminuição do risco de fraude.

Conheça bem os seus parceiros de negócio

Antes de iniciar uma relação comercial com quem quer que seja, certifique-se sempre de verificar o endereço físico do estabelecimento do fornecedor. Com uma simples busca na web pode ver se o fornecedor está realmente no mercado. É também muito importante ter um bom nível de confiança com o fornecedor ou a empresa, como por exemplo: quando se envia uma fatura após ter recebido um produto ou serviço.

Examinar contas bancárias comerciais

Graças ao banco online, é muito fácil visualizar a atividade de conta e os extratos bancários sempre que é necessário. A administração da empresa deve verificar a conta com regularidade para garantir que os extratos não tenham sido alterados.

A administração deve procurar por cheques em falta, recebedores de pagamento desconhecidos, e cheques que foram assinados a terceiros em vez de terem sido depositados em uma conta comercial.

Implementação de uma tecnologia adequada

A fraude nas empresas pode resultar em enormes perdas financeiras, custos legais e reputações arruinadas que podem até mesmo levar à falência de uma organização.

A cada dia que passa os fraudadores estão cada vez melhores na manipulação das informações nos documentos. Os fraudadores conseguem os dados das vítimas através de vários métodos, e por isso a prevenção de fraudes requer a implementação da tecnologia certa!

Com ajuda de inteligência artificial é possível detectar a maioria das fraudes. As soluções de IA conseguem detectar automaticamente imagens e documentos adulterados, examinando-os visualmente e também examinando todos os dados.

Por exemplo, quando falamos do processamento manual de faturas e recibos, é mais que certo que muitos desses documentos não estão a ser devidamente examinados, especialmente quando se trata de um grande volume de documentos.

Esta é uma das várias razões pela qual as empresas devem automatizar o processamento dos documentos com a implementação de uma solução de IA. É precisamente nisto em que o processamento inteligente de documentos se baseia: em ajudar as empresas no combate às fraudes.

Comece hoje a combater a fraude!

Agora que já sabe os tipos de fraude mais comuns e ainda algumas dicas de como você pode proteger os seus negócios, o próximo passo é encontrar um software inteligente que se adapte à sua empresa.

Felizmente existem muitas soluções inteligentes no mercado que podem ajudar bastante na luta contra a fraude nas empresas.

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