Como usar o WhatsApp Bussiness para ter resultados [Profissional]
O WhatsApp Bussiness é uma versão do popular aplicativo de mensagens da Meta, que é ideal para empresas e uso profissional.
O WhatsApp Bussiness é uma versão do popular aplicativo de mensagens da Meta, que é ideal para empresas e uso profissional. Hoje, nós vamos te apresentar melhor esta ferramenta, e te mostrar 7 dicas para usar e obter resultados.
O que é o WhatsApp Bussiness?
A Meta – mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp – entende que um dos pontos que ganharam grande força em sua maior rede social, é o comércio. Seja o informal, ou a apropriação por parte de lojas e empresas de pequeno, médio ou grande porte.
Como uma empresa atenta ao movimento e mudanças da sociedade, a Meta – até então Facebook na época -, investiu na criação do Marketplace. De modo a oferecer quase um Mercado Livre, dentro da sua rede social. O recurso foi uma resposta rápida para ajudar pessoas que estavam ingressando em grupos de compras/vendas/trocas.
Vendo a importância de criar “pontes” entre negociantes, em 2018 veio para o mercado o WhatsApp Bussiness, que como o próprio nome indica, tem um foco. Diferente do popular e original aplicativo de mensagens, este tem alguns recursos extras. Entre eles: criação de catálogos, respostas automáticas, e etiquetas.
Se você já usa o seu WhatsApp pessoal para criar mais proximidade com o cliente, então, este aplicativo vai te mostrar um novo mundo. Confira abaixo as vantagens de utilizar o WhatsApp Bussiness para impulsionar o seu negócio em 2023 para ganhar dinheiro ou gerar melhores resultados em sua estratégia de vendas.
Quais são as vantagens de usar o WhatsApp Bussiness
A primeira coisa que podemos citar, sem dúvidas, é a quantidade de ferramentas disponíveis para facilitar o atendimento. Enquanto no aplicativo normal o foco é extremamente na conversa e interação social, o WhatsApp Bussiness trabalha o segundo ponto, mas considerando o negócio antes de tudo.
Outra vantagem está na formação de mais um suporte de atendimento, segundo a Sproutsocial, a Zendesk fez um levantamento revelador. A pesquisa mostra que as empresas líderes oferecem no mínimo dois canais de atendimento para seus clientes, o que gera mais proximidade e facilita o contato.
Não dá para deixar de mencionar um ponto importante, mas que nem todos consideram. Separar a vida pessoal da profissional, esta é uma verdadeira vantagem. Afinal, você não precisa censurar sua vida, ficar limitando status, escolhendo fotos que passem um ar profissional, por conta dos clientes com o seu contato.
Por fim, você tem a vantagem de transmitir uma imagem profissional, pois, este perfil será exclusivamente para ações do seu negócio. Isso implica que a foto de perfil, capa, descrição, recado e afins, são todos visando mostrar para o cliente que ele está lidando com uma empresa, e não com a dona ou o responsável pelo estabelecimento.
7 dicas para obter sucesso com a plataforma
- Crie Catálogos: quando entramos em um estabelecimento para comprar algo – principalmente lanche -, a primeira coisa que queremos saber é o que tem disponível e qual o preço por isso. Assim, este é um recurso que já te dá pontos positivos antes mesmo da primeira troca de mensagens;
- Use a Lista de Transmissão: este é recurso que também está disponível no app comum, no entanto, ele é imprescindível para a sua estratégia ser ainda melhor. Afinal, com esta ferramenta você consegue encaminhar mensagens para uma lista de contatos, sem ter o trabalho de mandar manualmente para cada cliente;
- Mensagens Automatizadas: estamos falando do Santo Graal das ferramentas de atendimento ao cliente. Quer deixar uma mensagem de boas-vindas? Informar que saiu, mas volta em breve? Destacar uma promoção ou que chegou algo novo? Tudo isso é possível, e o melhor, de maneira automática, e bem simples;
- Perfil Comercial: não basta baixar o WhatsApp Bussiness e criar sua conta nova, explore e use os recursos disponíveis para engajar seu negócio. Escolha boas fotos – de capa e perfil -, disponibilize um catálogo, informe seu endereço e horário de funcionamento, sites, e tudo que pode conferir mais autoridade profissional;
- “Clique para o WhatsApp”: nos referimos ao recurso que, na verdade, é do Facebook. Assim, ele oferece a possibilidade de levar o usuário de um anúncio para iniciar a conversa com o anunciante, no entanto, o suporte é apenas para o WhatsApp Bussiness;
- Resposta em tempo real: tem algo mais chato do que ficar esperando a resposta de uma empresa quando você quer comprar algo? Então, esta é uma dica fundamental, reduzir o tempo de resposta ao cliente, seja para sanar uma dúvida, iniciar ou finalizar uma venda;
- Feedback: é certo afirmar que não são todos usuários/clientes com paciência de ir até um site ou página e deixar a opinião. No entanto, durante uma conversa no WhatsApp, este é um processo mais simples, e embora não fique visível para o público, pode fazer uma grande diferença para o negócio.
O WhatsApp Bussiness é melhor do que o comum?
Isso varia conforme a necessidade, de modo que ele será a melhor opção para quem quer mais um suporte em sua empresa. No entanto, se você quer apenas trocar mensagens, o WhatsApp Bussiness não precisa ocupar espaço no seu aparelho.
Com informações: Wersm, SproutSocial, MconnectMedia, MeetAnshi
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