Concorrentes, OneWeb e SpaceX se unem após Guerra na Ucrânia

Uma ajuda inesperada, mas que faz muito sentido. A OneWeb retornará aos lançamentos com suporte da concorrente SpaceX para enviar seus satélites ao espaço. Entenda os motivos da parceria entre a empresa britânica e a americana no texto a seguir.

publicidade
Foguetes SpaceX sendo lançados (Imagem: SpaceX/Unsplash)
Parceria entre OneWeb e SpaceX será no fornecimento de foguetes para lançamento de satélites no espaço (Imagem: SpaceX/Unsplash)

OneWeb terá ajuda da SpaceX para retornar com seus lançamentos

A parceria será feita com a utilização dos foguetes da americana SpaceX no lançamento das naves britânicas da OneWeb. As duas são concorrentes no fornecimento de internet banda larga por satélites (os que estão sendo enviados ao espaço para formarem uma grande rede de conectividade em volta do planeta).

Por mais estranho que pareça, essa nova parceria surgiu também após o início dos conflitos na Ucrânia. Segundo a BBC, a OneWeb foi forçada a procurar caronas quando a guerra da Ucrânia a obrigou a abandonar o uso de veículos Russos Soyuz, o que levou a contratação da SpaceX para o serviço.

publicidade

Em comunicado oficial, o CEO da OneWeb, Neil Masterson, falou sobre o apoio e parceria:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Agradecemos ao apoio da SpaceX, que reflete nossa visão compartilhada para o potencial ilimitado do espaço”.

Unidos para crescer

Esse é um avanço na criação de uma rede robusta de satélites que poderão fornecer conexão de internet em todo o planeta de forma segura e com qualidade. A OneWeb tem participação societária do Governo do Reino Unido.

publicidade

Segundo o portal britânico, “com a retirada da Soyuz do mercado internacional devido às sanções, agora há uma escassez de foguetes na classe que podem enviar lotes de satélites da maneira exigida no plano de negócios da OneWeb.”

Adaptação de equipamento é necessária

Não será tão simples afirmar que a OneWeb retornará aos lançamentos com a SpaceX indo para o topo da tabela em lançamentos de satélites no espaço. A empresa precisará fazer adaptações para utilizar o modelo de veículo da SpaceX que tem suas diferenças quanto ao russo, anteriormente utilizado.

Quanto ao fluxo de envio de satélites pela empresa britânica, a BBC afirma ainda que o “OneWeb estava lançando 34-36 satélites de cada vez no foguete Soyuz”: “A espaçonave foi alocada no topo do veículo, para ser implantada no espaço por uma estrutura chamada dispensador. Este equipamento precisará ser adaptado para funcionar no Falcon (nome do veículo da SpaceX)”. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar