Conheça a tecnologia por trás do novo monstro de Stranger Things

A quarta temporada de Stranger Things estreou dia 27 de maio na Netflix e já teve milhares de visualizações de fãs que estavam ansiosos pelo desdobramento da história. Como já era de se esperar, o lançamento veio com um novo monstro que irá aterrorizar o grupo de amigos. 

publicidade
Conheça a tecnologia por trás do novo monstro de Stranger Things
Conheça a tecnologia por trás do novo monstro de Stranger Things. (Imagem: Divulgação/Netflix)

Este novo monstro é bem diferente do Demogorgon ou do Mind Flayer. Apelidado de Vecna, a nova criatura de Stranger Things consiste em uma besta humanoide cuja inspiração veio de vilões clássicos dos filmes de terror dos anos 1980, como os famosos Jason e Freddy Krueger. 

A criação é resultado da mente criativa do designer de próteses, Barrie Gower, que já trabalhou em títulos grandes como Harry Potter, Game of Thrones e Chernobyl. Agora, o artista consolida sua estreia na quarta temporada da série retrô. A participação de Gower já foi aclamada por membros da equipe que trabalha para a concretização da série. 

publicidade

É o caso da chefe do departamento de maquiagem de Stranger Things, Amy Forsythe, que evidenciou como a experiência de Gower agregou à série, abrindo caminho para uma nova dimensão. “Efeitos práticos são uma parte importante da nostalgia dos anos 90, e isso estava faltando na série. Então, finalmente, ter alguém com a experiência de Barrie entrando para a equipe agora, realmente elevou o programa”, declarou. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnologia de criação do monstro de Stranger Things

Segundo informações do designer de próteses, Berrie Gower, o processo de desenvolvimento do monstro teve início a partir de imagens conceituais do artista Michael Maher Jr. Nesta quarta temporada, o objetivo da equipe de Stranger Things era criar um personagem o mais próximo possível de efeito 100% prático. 

Foi então que Gower entrou com a criação do figurino do Vecna a partir de uma diversidade de peças que começaram a ser coladas diretamente na pele do ator. Assim, o personagem teria liberdade de movimento, embora o processo de montagem exigisse de seis a sete horas de trabalho.

publicidade

Segundo o artista, muitas das técnicas usadas na criação do Vecna, já eram usadas nos anos 1980, embora a equipe tenha tido a vantagem de utilizar materiais mais modernos. 

Alguns dos efeitos auxiliarão no propósito de criar uma aparência viscosa ao novo monstro de Stranger Things. Portanto, as próteses foram pintadas com um acabamento de silicone brilhante, apesar de essa técnica não ter sido o suficiente. 

“No dia [da filmagem] ele tem que estar super viscoso, então usamos produtos como lubrificante K-Y. Também usamos um produto chamado UltraWet, um gel transparente, que passávamos em todo o corpo dele. É o tipo de coisa que, no set, se você colocava a mão no ombro dele, você se arrependia porque ficava todo melecado”, disse Gower. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar