Conheça TODOS os jogos feitos com os Cavaleiros do Zodíaco; me dê sua força Pégaso

Rodrigo Pscheidt

14 de novembro de 2022

Os Cavaleiros do Zodíaco é uma obra que atravessa gerações, e mantém uma base de fãs fieis até hoje. A saga dos defensores de Atena nasceu nos mangás em 1985 e se popularizou com a série animada no ano seguinte e se mantém viva até hoje.

publicidade

Fonte: Bandai Namco/Reprodução

Nestas quase quatro décadas de vida, os Cavaleiros do Zodíaco já passaram pelo mundo dos games algumas vezes. Alguns jogos foram bons, outros nem anto.

Se você é fã de Seiya de Pégaso, Hyoga de Cisne, Shiryu de Dragão, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix, se liga nessa lista que o Bit Responde preparou, com todos os jogos dos Cavaleiros do Zodíaco já feitos para PC e consoles!

Os jogos estão listados em ordem cronológica, não de qualidade:

publicidade

1. Saint Seiya: Ōgon Densetsu (1987)

O primeiro jogo dos Cavaleiros do Zodíaco foi lançado em 1987 para o Famicon (NES). Exclusivo do Japão, o game nunca recebeu localização para os EUA, embora, curiosamente, tenha sido traduzido e lançado na França.

Trazendo Seiya como protagonista, o jogo misturava plataforma e pancadaria 2D, nos moldes de Double Dragon e outros beat ‘n ups da época. Entre uma fase e outra, rolavam diálogos entre alguns Cavaleiros.

2. Saint Seiya: Ōgon Densetsu Kanketsu Hen (1988)

O segundo jogo dos Cavaleiros do Zodíaco também foi lançado para o Famicon, e replicava a célebre saga das 12 Casas. O jogador podia controlar diferentes Cavaleiros de Bronze, mas a escolha não era livre: cada um encarava os mesmos confrontos com Cavaleiros de Ouro do anime.

A gameplay flertava com elementos de RPG (com level up) e se dividia em dois momentos. Entre as 12 Casas, tínhamos um jogo de pancadaria e plataforma. Nos embates com os Cavaleiros de Ouro, tínhamos um sistema de batalha por turnos que até lembra um pouco o que vemos na série Pokémon.

Embora oficialmente o jogo só tenha sido lançado no Japão, com o milagre da emulação é possível encontrar ROMs traduzidas até mesmo para o português brasileiro, olha só:

3. Saint Paradise: Saikyō no Senshitachi (1992)

O saudoso Game Boy foi a plataforma escolhida para receber o terceiro game dos Cavaleiros do Zodíaco. Era um RPG simples com visão de cima e combates por  turnos, baseado na saga Torneio Galáctico.

Antes de cada confronto, o jogador podia escolher o cavaleiro que ia brigar com qual inimigo. Seu lançamento também ficou restrito ao Japão, embora hoje possa ser encontrado (via emulação) em outros idiomas.

4. Saint Seiya: Typing Ryu Sei Ken (2002)

Seiya e seus amigos ficaram ausentes do mundo dos videogames por uma década… e quando retornaram, era para um jogo educativo! Neste jogo para PC, a disputa de poder dos Cavaleiros era na base da digitação!

O intuito, claro, era aprimorar a velocidade de digitação da criançada. Lançado apenas no Japão, o game se destacava por trazer imagens (estáticas) dos personagens com o mesmo visual do anime — uma evolução considerável.

5. Saint Seiya: Ōgon Densetsu Hen Perfect Edition (2003)

Se você acha que remakes são uma moda moderna dos videogames, saiba que essa prática é antiga. O que temos aqui é basicamente o primeiro jogo dos Cavaleiros do Zodíaco refeito e atualizado.

Um detalhe curioso é que o título foi lançado exclusivamente para o Wonderswan Color, console portátil (rival do Game Boy Color) da Bandai. Mais uma vez, apenas o público japonês teve acesso oficial ao jogo.

6. Saint Seiya: The Sanctuary (2005)

Este é o jogo que trouxe os Cavaleiros do Zodíaco para o mundo poligonal dos primeiros jogos em 3D, na época do bom e velho PS2.

Desta vez temos um jogo de luta com personagens poligonais que reconta a boa e velha saga das 12 casas. O principal diferencial aqui é que, pela primeira vez, o jogador pode controlar os poderosos Cavaleiros de Ouro em batalhas 1×1.

7. Saint Seiya: The Hades (2007)

O sucesso do jogo anterior rendeu uma sequência que parte da mesma premissa (luta 3D em formato 1×1), mas adapta o arco narrativo de Hades e seus Cavaleiros do Inferno, outra saga emblemática dos Cavaleiros.

Com lutas mais agitadas e golpes especiais cheios de efeitos, o jogo era basicamente uma evolução do título anterior. Poder jogar com os “vilões” foi, mais uma vez, um detalhe marcante.

8. Os Cavaleiros do Zodíaco: Batalha do Santuário (2013)

Finalmente o Brasil entra no mapa oficial e recebe um jogo dos Cavaleiros do Zodíaco com título e legendas em português brasileiro! Algo meio normal hoje em dia, mas que ainda não era tão comum na geração Playstation 3.

Desta vez, temos um beat ’em up 3D com uma pitada de musou e grande ênfase nos ataques especiais famosos. A saga retratada no jogo foi, mais uma vez, o célebre arco do Santuário e suas 12 casas.

9. Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo (2012)

Saint Seiya Omega foi uma série animada produzida pela Toei Animation que não adaptava histórias de nenhum mangá. Pelo contrário, contava histórias originais dos defensores de Athena, que chegaram de visual repaginado.

O PSP foi a única plataforma a receber oficialmente este jogo de luta 3D (que só saiu no Japão). Como a série Omega nunca fez o mesmo sucesso, essa acabou sendo a única incursão do spin off no mundo dos games.

10. Saint Seiya Online (2013)

O décimo jogo dos Cavaleiros do Zodíaco chega na forma de um MMORPG, ou seja, um RPG online para múltiplos jogadores com centenas de missões e armaduras para o jogador escolher.

Com formato mais expansivo, o jogo englobou diversas sagas e momentos emblemáticos. O RPG online para PC chegou a ser lançado oficialmente no Brasil em 2017, sob o título Os Cavaleiros do Zodíaco: Saint Seiya Online.

11. Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (2013)

Mais um jogo dos Cavaleiros do Zodíaco que recebeu localização oficial em nosso país, CdZ Bravos Soldados é um jogo de pancadaria 3D com ritmo acelerado e cheio de golpes especiais.

O título revisita 3 grandes sagas do anime: o Santuário (mais uma vez), a batalha contra Poseidon e o conflito contra Hades. Destaque para a grande variedade de personagens selecionáveis deste jogo de PS3.

12. Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados (2015)

Fechando a lista de jogos dos Cavaleiros do Zodíaco, temos este jogo que foi um marco para os fãs brasileiros por ser o primeiro jogo totalmente dublado em português brasileiro, com boa parte do elenco de vozes originais do anime!

Desta vez temos um jogo de luta 3D com livre movimentação pelos cenários e dezenas de personagens selecionáveis. Além das vozes em português, as Armaduras Divinas foram outro destaque do game, que saiu para PC, PS3 e PS4.

E é com o primeiro jogo dos Cavaleiros do Zodíaco dublado em nosso idioma que encerramos esta lista!

Aproveite e nos conte nos comentários qual foi o game dos CdZ que você mais jogou!

Com informações: Wiki, YouTube

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt