Criptomoeda ‘MITO22’ é criada na rede da binance para apoiar Bolsonaro

E o Brasil é responsável por mais uma criptomoeda no mercado: a MITO22, criada para apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Os criadores da moeda deixam claro em sua página “www.mito22.com” que o propósito do token, criado na rede Binance Smart Chain, é apoiar a candidatura a reeleição.

publicidade
Criptomoeda
Criptomoeda é criada para apoiar Bolsonaro (Imagem: Worldspectrum no Pexels)

O projeto é feito por dois brasileiros autointitulados “soldados”. Os criadores do token utilizam o site para alegar serem “defensores da família, da moral e vida”. Além do próprio token, bonés, camisas e alguns outros itens deverão ser vendidos.

No momento, 87% das 22 milhões de unidades da moeda estão distribuídas entre apenas dois endereços, sendo um deles associado à PancakeSwap, uma corretora descentralizada.

publicidade

Vale lembrar que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já se manifestou a respeito do tema, dizendo que doações em ativos digitais são proibidos no Brasil. Os candidatos também só podem começar a receber doações para as suas campanhas eleitorais a partir da segunda quinzena do mês.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro, por sua vez, já disse não ter envolvimento algum com tal moeda.

Criptomoeda criada para apoiar Bolsonaro pode representar um perigo enorme para investidores

A grande questão aqui é que tokens desse tipo podem ser criados em questão de minutos. Isso quer dizer que é possível criar um token com a imagem de alguém sem que esse alguém sequer saiba. As corretoras também não garantem a legitimidade deles.

publicidade

A MITO22 foi classificada como moeda meme (projetos que não procuram ter muitos fundamentos técnicos). Contudo, a programação permite que os desenvolvedores cometam algumas práticas que são extremamente perigosas para os holders do token: eles podem bloquear carteiras específicas censurando usuários e podem também aumentar as taxas de transação da moeda quando quiserem.

Essas são bandeiras vermelhas em um cenário cheio de golpes como é o mercado de criptomoedas, principalmente quando o projeto é referente a uma figura pública com tanto alcance quanto Bolsonaro.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar