Crise climática da Terra fica evidente com fotos impressionantes

Os Doodles do Google celebraram o Dia da Terra 2022 com fotos impressionantes que retratam a crise climática da Terra. Usando imagens de satélite, foi possível mostrar para os internautas o lapso de tempo que o planeta sofreu nos últimos tempos. 

publicidade
Crise climática da Terra fica evidente com fotos impressionantes
Crise climática da Terra fica evidente com fotos impressionantes. (Imagem: Pixabay/Ilustração)

As imagens apresentam o derretimento das geleiras da Groenlândia entre o período de 2000 a 2020; bem como o recuo da cobertura de neve no Monte Kilimanjaro na Tanzânia entre 1986 e 2020; o desmatamento das florestas de Harz em Elend, na Alemanha entre 1995 a 2020; e o branqueamento de corais na Grande Barreira de Corais da Austrália, entre março e maio de 2016. 

Cada um dos lapsos de tempo da Terra é apresentado na página inicial do Google por várias horas de cada vez. O usuário que clicar em cima das imagens será redirecionado a uma nova página com todos os resultados de pesquisas sob o título ‘mudanças climáticas’, links que auxiliam no aprendizado sobre a proteção do planeta.

publicidade

“O Doodle do Dia da Terra anual de hoje aborda um dos tópicos mais urgentes do nosso tempo: as mudanças climáticas. Usando imagens de lapso de tempo real do Google Earth Timelapse e outras fontes, o Doodle mostra o impacto das mudanças climáticas em quatro locais diferentes em nosso planeta”, disse o Google em seu blog. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De acordo com o Google, a única maneira de driblar a situação é a população optando por um modelo de vida sustentável. Esse novo estilo é extremamente necessário para evitar danos ainda maiores nas mudanças climáticas do planeta Terra. 

Na oportunidade, a empresa também divulgou dados recentes de uma pesquisa, nos quais é possível notar que os cidadãos do Reino Unido começaram a tomar as medidas cabíveis para viver uma vida mais sustentável.

O que dizem os especialistas

As imagens do Google Doodle fazem um forte contraste em relação à animação criada em alusão ao Dia da Terra no ano passado. A representação foi elaborada visando encorajar todos os cidadãos na prática de um ato mínimo capaz de restaurar o planeta Terra. 

publicidade

De acordo com a conselheira climática Lesley Hughes, professora de biologia da Universidade Macquarie situada em Sidney, a situação atual pode ser uma resposta ao relatório divulgado recentemente pelo IPCC, que alertou sobre a existência de uma breve oportunidade capaz de se fechar com agilidade, limitando o aquecimento global. 

“Nosso mundo físico e biológico está se transformando diante de nossos olhos e é isso que essas imagens estão enfatizando, então não há tempo a perder”, declarou.

Confira as imagens a seguir:

Monte Kilimanjaro | Tanzânia, África
publicidade
Sermersooq | Retiro da geleira da Groenlândia na Groenlândia
Grande Barreira de Corais | Austrália
Florestas Harz | Elend, Alemanha

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar