Cuidado com o seu e-mail! Ele está suscetível a muitas ameaças; conheça os mais comuns

Pode parecer algo banal, mas seu e-mail também está suscetível a ameaças de segurança. Com base em uma pesquisa realizada pela Trend Micro, o cenário apresenta um crescimento exponencial. 

publicidade
Seu e-mail está suscetível a ameaças; conheça ataques mais comuns
Seu e-mail está suscetível a ameaças; conheça ataques mais comuns. (Imagem: Unsplash)

Ameaça por todos os lados

O relatório sobre a segurança do e-mail se baseia em dados de produtos que compõem a proteção nativa em conjunto com grandes plataformas, como a Microsoft 365 e o Google Workspace

Conforme o Techradar, foram identificadas mais de 33,6 milhões de ameaças de e-mail  bloqueadas na nuvem em 2021. O número representa um aumento de 101% em relação ao início da pandemia. 

publicidade

No ano passado, o maior aumento foi notado em e-mails com malware não identificados de imediato, 221%. Entre os mais conhecidos, os serviços de segurança de e-mail conseguiram bloquear 3,3 milhões de arquivos maliciosos. Um total de 134% a mais em relação a 2020

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Na hipótese do phishing, 16,5 milhões de ataques foram bloqueados, número que representa um aumento de 138% em comparação ao ano anterior. Os ataques de roubo de credenciais tiveram um aumento de 15% para 6,3 milhões de instâncias. 

Ameaça à segurança do e-mail 

1. Spam

A ameaça mais comum é o SPAM, associado ao lixo eletrônico, normalmente com fins publicitários ele é enviado em massa para uma grande quantidade de pessoas. O SPAM, além de lotar a caixa de entrada do usuário, pode ser o meio para propagar ataques digitais.

publicidade

Logo, evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos ou com ofertas aparentemente imperdíveis. 

2. Phishing

É um dos tipos mais comuns de e-mails maliciosos, ele recorre à persuasão através de informações falsas de modo a induzir a vítima a entregar suas informações sensíveis, pessoais ou de uma da organização.

3. Malwares

O malware é um termo amplo que se refere a softwares maliciosos, como ransomwares, vírus, worms, trojans e spywares. Eles se escondem em anexo ou por links maliciosos.

4. Engenharia social

Esse método recorre à persuasão (com informações extremamente precisas sobre o alvo), o hacker estuda a vítima para depois enganá-la. Ele é bastante utilizado em ataques de phishing contra VIPs (pessoas com cargos e funções importantes).

publicidade

5. Business e-mail compromise (BEC)

Também conhecido como Fraude do CEO, se enquadra como uma ameaça avançada onde o hacker se passa por um funcionário ou CEO da empresa para enganar os colaboradores e cometer crimes. É muito mais específico, tendo maior atuação contra “elos fracos” dentro de uma empresa.

Métodos de proteção do e-mail

  1. Confira a procedência dos anexos enviados em um e-mail para identificar se são seguros;
  2. Evite abrir mensagens de spam desconhecidas;
  3. Links suspeitos sempre devem ser ignorados, principalmente quando a oferta é excessiva;
  4. Tenha senhas fortes e seguras;
  5. Fique em alerta quanto às fraudes praticadas no mercado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar