Desenvolvedora de Elden Ring é acusada de exploração de funcionários

Elden Ring é o jogo mais falado do ano até o momento, ultrapassando com folga jogos lançados de janeiro para cá que também tiveram um bom aceite pelo público, como Lost Ark. Mas, parece que todo esse sucesso tem um lado sombrio: a empresa desenvolvedora do título, FromSoftware, está sendo acusada de exploração de funcionários. Entenda o que está rolando!

publicidade
Desenvolvedora de Elden Ring é acusada de exploração de funcionários
Desenvolvedora de Elden Ring é acusada de exploração de funcionários (Imagem: Divulgação / PlayStation)

Relatos de más condições de trabalho não são novidades, principalmente agora que as empresas estão correndo contra o tempo para entregar jogos na frente da concorrência.

Jogos esses cada vez mais bem produzidos e bem-sucedidos que demandam tempo e esforço dos desenvolvedores, que têm que virar noites e trabalhar com prazos apertadíssimos. Em casos extremos, vemos condições desumanas e até casos de abuso sexual.

publicidade

Dona de Elden Ring se envolve em polêmica

Agora, parece que o FromSoftware, estúdio responsável por Dark Souls e outros títulos soulslike, vem recebendo constantes acusações baseadas em relatos de funcionários e ex-funcionários detalhando as péssimas condições de trabalho as quais são submetidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Isso faz com que o estúdio entre para uma lista já bem grandinha de empresas envolvidas em casos de crunch e abuso de funcionários — Activision-Blizzard, Naughty Dog, Quantic Dream e Ubisoft são apenas algumas das principais envolvidas em escândalos desse tipo.

As mensagens foram extraídas de uma plataforma focada em recrutamento, a Career Connection, e nelas estavam reviews, ou acusações, bem negativas sobre o trabalho no FromSoftware.

publicidade

Isso fica claro com a pontuação média da empresa na plataforma: 2.6 estrelas de 5, no geral. Além das condições de trabalho, os funcionários parecem bem insatisfeitos com os ganhos no estúdio que giram em torno de US$ 29 mil por ano.

Avaliações do FromSoftware no Career Connection:

  • 2.2 por satisfação no trabalho
  • 4.2 pela intensidade no local de trabalho
  • 2.6 pelo gerenciamento de stress
  • 1.9 pela remuneração

É importante salientar que a sede da FromSoftware fica em Tóquio, cidade conhecida por seu alto custo de vida.

publicidade

Relatos são assustadores

Alguns dos relatos confirmam jornadas de trabalho de mais de 40 horas adicionais por mês, enquanto recebiam valores que eles julgavam estar muito abaixo do que seria justo para a carga horária dos funcionários. Relatos de mulheres mostram que as coisas ficavam ainda mais precárias quicando se tratava delas.

Não existe tratamento especial para grávidas ou cuidados com crianças. A maioria das mulheres que estavam prestes a dar a luz geralmente eram demitidas”, diz uma funcionária.

Em relato, outra funcionária diz que no momento os casos de abuso sexual diminuíram bastante, mas isso só por conta do fato de haverem muito menos mulheres, mas no ano passado ocorriam aos montes.

Com certeza é bem triste saber que ainda existem casos assim em empresas que trabalham numa indústria tão lucrativa quanto a dos jogos. Esperamos, entretanto, que as medidas cabíveis sejam tomadas, caso os relatos sejam comprovados, e que sirvam de exemplo para outras empresas do ramo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar