Desinstale agora! Estes 3 aplicativos de limpeza gratuitos colocam você em risco

O barato pode sair caro ao utilizar aplicativos de limpeza gratuitos em seus dispositivos. Esses modelos de app colocam milhões em risco de hacking, um grande dano pode acontecer ao perder seus dados ou ter sua privacidade invadida por anúncios indesejados.

publicidade
(Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Aplicativos de limpeza grátis podem esconder malware para hackers

O alerta serve principalmente para usuários do sistema Android, segundo o CyberNews, alguns dos aplicativos podem esconder ferramentas de rastreamento, ou pior: links para sites estranhos e com grande potencial de ameaça ao aparelho.

Os dados foram coletados pela equipe de pesquisa do portal de notícias, em sua análise, a plataforma testou pelo menos os 40 aplicativos de limpeza ou antivírus mais baixados na Google Store.

publicidade

Alguns exemplos possuíam tantos problemas com relação à preservação da privacidade dos usuários que, por consequência, ficaram quase no zero da escala com o limite de 100. Vamos identificar os apps com maior risco para os usuários observando a tabela feita pelo site.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aplicativos gratuitos de limpeza com maior quantidade de rastreadores

Uma das piores coisas que pode acontecer para um smartphone infectado e ter seus dados roubados, sem dúvida, mas os rastreadores podem trazer um grande incômodo pela identificação do seu comportamento de navegação e perturbar a sua vida com anúncios indesejados.

De todos os 40 apps testados, apenas dois não possuíam rastreadores e todos os outros tinham quantidades variáveis da modalidade de invasão. Três em especial continham o maior volume de ameaças e seriam os principais a serem evitados.

publicidade
  1. Nova Security – Virus Cleaner: 30 rastreadores;
  2. Fancy Booster – Cleaner, Antivirus & Speed Up: 23 rastreadores;
  3. Antivirus, Virus Cleaner, Booster – Fancy Security: 23 rastreadores.

É exatamente isso, na segunda e terceira posições estão duas versões diferentes de apps, mas aparentemente feitas pela mesma empresa ou grupo. Uma tática para contabilizar vítimas em pontas variáveis.

Os mais inseguros aplicativos de limpeza grátis da Google Store

Em outro gráfico, a equipe de pesquisa considerou diversos parâmetros para criar uma escala de segurança que ia até o valor de 100. O melhor desempenho entre todos os apps testados fez a pontuação 54, ou seja, o melhor entre eles era “mais ou menos” seguro.

Quanto menor a pontuação, segundo o CyberNews, mais “práticas questionáveis” eram encontradas nos apps. Levando isso em conta, evite sempre:

  1. Safe Security – Antivirus, Booster, Phone Cleaner: pontuação 9/100;
  2. Nova Security – Virus Cleaner: pontuação 10/100;
  3. Smart Cleaner: pontuação 15/100.

O grupo de pesquisa do site americano fez um enorme serviço ao trazer esses dados de alerta, suficientes para prevenir muitos usuários, segundo o CyberNews, os três apps mais inseguros continham algo em torno de 100 milhões de downloads.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar